Atibaia News
Cotação
RSS
Atibaia ontem e hoje - Por Adriano Bedore

Atibaia ontem e hoje Por Adriano Bedore

Atibaia ontem e hoje - Por Adriano Bedore

Em se tratando de história e de política, é muito difícil não achar precedentes para quase tudo

Publicado em 13/07/2019 sem comentários Comente!


Em se tratando de história e de política, é muito difícil não achar precedentes para quase tudo. A presença de quadrúpedes em postos importantes da administração pública, por exemplo, não é novidade.

Há aproximadamente 1980 anos atrás, Caio Júlio César Germânico, mais conhecido como Calígula, o cruel e extravagante imperador romano,

À semelhança de alguns imperadores que o sucederam, mantinha uma política de conflito com o senado, na busca natural por mais poder. Criado praticamente no front militar, onde fora educado por seu pai, o jovem Calígula não só tinha apreço por cavalos - principal meio de transporte em tempos de guerra ou paz, como entre eles havia seu preferido, chamado Incitatus, criado com todos os privilégios que logra alcançar uma boa montaria: muitos empregados para seu trato, adornos e enfeites além de baia especial forrada com mantas de púrpura, cor de uso exclusivo dos imperadores romanos, ou seja, criado como um filho que não tinha, pelo menos oficialmente.

Calígula, morreu com apenas 29 anos. Conta-se ter sido Incitatus homenageado com estátua de mármore, nada incomum na História que também viu surgir, séculos depois, as muitas ordens de cavalaria, inspiradoras de algumas sociedades secretas, séculos adiante. Contudo, o decrépito imperador Calígula, além da mordomia que já oferecia ao seu cavalo predileto, a fim mostrar seu poder político e para lançar um repto ao senado e a toda classe política romana: mandou incluir o nome de seu cavalo predileto na relação dos senadores, criando assim um cavalo-senador, Incitatus.

Difícil saber ao certo o que o desqualificado imperador pretendeu ao nomear seu cavalo senador, mas é certo que quis mostrar seu poder e consequentemente, diminuir a instituição para qual nomeou seu cavalo, talvez até por desconhecer sua importância e dar importância demais a sua montaria. Portanto, quadrúpedes nomeados par altos postos não é novidade na história política. Nada de surpresas pois muitos são os recados ocultos do nomeante para os envolvidos na polêmica nomeação.

Não se sabe como foi o desempenho do Incitatus como senador, mas é certo que o mesmo, tal qual seu dono, fez muita m..... por onde passou e o que realmente importava não era as credenciais do nomeado, mas seu forte laço com quem o nomeou. Infelizmente ainda veremos muitos Incitatus em alto postos de comando, embora os legítimos e verdadeiros animais, com inteligência superior aos seus &39;donos&39;, certamente teriam melhor desempenho que muitos nomeados pela história. Em tempo, amo muito os cavalos e em muitos aspectos, são mais inteligen

Atibaia ontem e hoje

Por Adriano Bedore

sem comentários

Deixe o seu comentário