Atibaia News
Cotação
RSS
Cirurgia Plástica - Por Aescare

Cirurgia Plástica Por Aescare

Gengivoplastia: conheça o procedimento que corrige o sorriso gengival

Publicado em 03/12/2019 sem comentários Comente!

Crédito da imagem: grouponnz.co.nz

Crédito da imagem: grouponnz.co.nz

Saiba como funciona a gengivoplastia e tire suas principais dúvidas sobre esse procedimento.

Você já conheceu alguém que possui o “sorriso gengival”?

Apesar dessa condição estética incomodar o bem-estar de várias pessoas, é possível contar com um procedimento de gengivoplastia para deixar o sorriso ainda mais bonito.

No artigo de hoje, vamos entender como funciona esse procedimento e as indicações para a cirurgia de correção do sorriso gengival.

Pronta para saber mais sobre o assunto? Continue sua leitura até o final!

Entendendo mais sobre o sorriso gengival

Chamamos de sorriso gengival aquela condição em que a pessoa possui excesso de gengiva, fazendo com que seus dentes quase desapareçam e a gengiva fique ainda mais proeminente durante o ato de sorrir.

As causas do sorriso gengival podem envolver:

Quanto mais desproporcional é o contorno da gengiva, maior a sensação de que os dentes são todos de tamanho diferenciados, gerando uma aparência não tão agradável.

Como isso interfere de maneira direta sobre a auto estima do paciente, é necessário contar com tratamentos eficientes para resolver o problema - como a cirurgia denominada gengivoplastia.

O que é gengivoplastia?

A gengivoplastia é uma cirurgia estética que refaz o contorno da gengiva afim de deixar os dentes com a aparência ainda mais proporcional em relação ao sorriso.

É crucial entender que existem várias cirurgias para melhorar a aparência da gengiva e que a gengivoplastia é só uma delas.

Outra cirurgia bastante procurada (e que frequentemente é confundida com esse procedimento) é a gengivectomia – que possui objetivo reparador.

Através da gengivectomia, o cirurgião retira 1-2 mm de tecido gengival, deixando o sorriso mais harmônico.

A realização de ambos os procedimentos e cuidados pós-operatórios são bastante similares.

Vantagens da gengivoplastia

 Como principais benefícios da gengivoplastia, podemos citar:

Assim, ela é indicada para quem deseja minimizar o desalinhamento entre gengiva, lábios e dentes que é gerado com o sorriso gengival.

Como é feito o procedimento?

De maneira inicial, o cirurgião dentista aplica uma anestesia local no paciente. Em seguida, ele refaz o contorno da gengiva, pensando em toda a anatomia facial do paciente – e deixando o resultado bastante harmonioso.

É muito importante escolher um profissional especializado para realizar a gengivoplastia, visto que o contorno deve ser bem realizado para somar pontos estéticos.

A duração depende da aplicação técnica de cada profissional e do caso de cada paciente, podendo levar de 30 minutos até 2 horas.

Pós-operatório

A cicatrização da gengiva pode levar cerca de um mês, dependendo das condições pessoais de cada paciente.

Durante os primeiros dois dias de pós-cirúrgico (48 horas), é muito importante ingerir alimentos mais líquidos (ou de fácil mastigação) e frios, incluindo: sorvetes e sucos.

Qualquer tipo de esforço ou bochecho está completamente proibido, evitando lesionar a região operada.

É recomendado repouso total por 3 dias, esperando passar as primeiras 72 horas para retomar as atividades.

Como a dor e desconforto do pós-operatório podem ocorrer, o cirurgião pode indicar medicamentos analgésicos.

Durante os 30 dias de cicatrização, alguns cuidados devem ser levados “ao pé da letra”, evitando complicações. Os cuidados incluem:


Qual é a cirurgia mais indicada: gengivoplastia ou gengivectomia?

Se você sofre com o sorriso gengival, a melhor opção é procurar um cirurgião dentista especializado para analisar o seu caso.

Só ele será capaz de dizer se você precisa remover porções gengivais a partir da gengivectomia ou apenas refazer o contorno da gengiva, com a técnica de gengivoplastia.

Mas de maneira geral, a gengivoplastia é indicada para funções estéticas, apenas melhorando o contorno da gengiva.

Enquanto a gengivectomia possui conotação mais reparadora, retirando o excesso de tecido gengival – que muitas vezes está relacionado com outras doenças de saúde bucal.

É comum que pacientes com periodontite se beneficiem com a cirurgia do tipo gengivectomia, não sendo puramente estética.

Independente da cirurgia escolhida, é possível alavancar a saúde bucal e somar ainda mais pontos positivos para a beleza do sorriso.

Mas é crucial lembrar que temos que cuidar de nossos dentes todos os dias, evitando complicações indesejáveis e potencializando os resultados das cirurgias.

Para te ajudar nessa trajetória, trouxemos algumas dicas para promover sua saúde bucal e deixar o sorriso ainda mais bonito. Que tal conferir?

Dicas para alavancar a saúde bucal


Apesar de parecer uma dica boba, muita gente deixa a preguiça tomar conta e não escova os dentes da maneira adequada.

Isso abre portas para bactérias e danos que podem comprometer a saúde bucal.

Por isso, tenha uma rotina de escovação e não deixe a preguiça falar mais alto.

Nada de ficar anos sem consultar um dentista e aparecer só quando surgem problemas!

Procure manter um check-up semestral ou anual para garantir a saúde de toda a boca.

Além da escovação frequente, usar fio dental é muito importante para manter os dentes limpos e saudáveis, retirando a sujeira que fica mais escondida – e a gengiva também agradece, lógico!

Outros aspectos importantes

Embora a gengiva em excesso possa incomodar muita gente, existem procedimentos cirúrgicos para vencê-la.

         Dependendo do caso, o cirurgião dentista poderá propor uma gengivoplastia, refazendo o contorno da gengiva e deixando o sorriso mais harmônico e proporcional.

         Além de corrigir o sorriso gengival, não esqueça de manter os hábitos de higiene dentária sempre em dia, evitando qualquer complicação que possa comprometer a sua saúde – além de acabar com a estética.

         Gostou do conteúdo de hoje sobre a cirurgia para corrigir o sorriso gengival? Comente logo abaixo suas dúvidas – estamos prontos para atendê-la!

        

Cirurgia Plástica

Por Aescare

sem comentários

Deixe o seu comentário