Atibaia News
Cotação
RSS
Mundo das Motos - Por Cicero Lima

Mundo das Motos Por Cicero Lima

Não vacile no pedágio

Publicado em 06/02/2020 1 comentário Comente!

Foto: Cicero Lima

Foto: Cicero Lima

Em mais de dez anos fazendo diariamente a viagem entre Atibaia e São Paulo com minha moto, aprendi várias lições na Fernão Dias, entre elas não ficar numa posição vulnerável nos postos de pedágio. Explico.

Por mais estranho que pareça, os abalroamentos (colisões traseiras) são comuns nos pedágios. Apesar das placas informando a redução de velocidade e as luzes os acidentes são constantes. Eu mesmo fiz essa foto há cerca de três anos.

Ao fotografar imaginava qual seria o resultado de uma batida na traseira de uma moto, nem quero pensar.

Para diminuir os riscos adotei algumas posturas defensivas:

- Sempre paro ao lado das filas (nunca sou o último), depois que os carros param atrás, eu entro na fila.

- Caso não tenha ninguém na cabine de pedágio, tento ser o mais rápido ao pagar. Para isso já trago o dinheiro trocado e no bolso da jaqueta.

- Nunca paro atrás de caminhão, pois o motorista que vem atrás pode não “enxerga a moto” que se confunde com a traseira do caminhão.

- Outro motivo para não parar atrás de caminhão é o risco do veículo andar para trás (acredite, já vi isso acontecer).

- Outros riscos para o motociclista são as manchas de óleo e graxa tão comuns ao lado das cabines de arrecadação, fique atento ao apoiar os pés. Eu prefiro apoiar o pé esquerdo, pois as manchas ficam no meio.

Você pode até achar que é excesso de zelo, mas lembre-se a moto é extremamente frágil perto dos outros veículos. Basta ver a foto e imaginar a sua moto no lugar do carro branco. Melhor nem imaginar.

 

 

 

 

Mundo das Motos

Por Cicero Lima

1 comentário

Deixe o seu comentário