Atibaia News
Cotação
RSS
Mundo das Motos - Por Cicero Lima

Mundo das Motos Por Cicero Lima

Afaste-se da direita, não confie na esquerda

Publicado em 26/02/2020 1 comentário Comente!


Com esse título aposto que você pensou que eu escreveria sobre política. Nada disso! Na verdade quero falar de segurança, para quem está de carro ou de moto e precisa encarar a Fernão Dias em tempos de “dilúvio”.

Quem roda pela faixa da direita corre muito risco na descida da serra após o túnel no sentido para São Paulo. Infelizmente as quedas de barreiras e barrancos levados pelas enxurradas são comuns.

Além da lama que invade a pista – causando o risco da perda de controle do carro ou moto – árvores e pedras também surgem no trecho. Ou seja,  rodar pela direita, sob chuva intensa, é muito arriscado.

Por outro lado, a faixa da esquerda também esconde seus perigos e o maior deles é a aquaplanagem por conta das poças de água que se formam junto às muretas de proteção.

Ao passar nessas poças o motorista pode se acidentar. Os pneus “flutuam” na película de água, perdem o contato com o solo e a aderência. O carro não responde aos movimentos do volante e o impacto é inevitável.

Infelizmente tanto direita quanto na esquerda existem riscos. Sempre que estou de carro (ou moto) prefiro rodar na pista central e mantenho velocidade adequada ao trecho. É preciso ter em mente que uma emergência pode acontecer e você deve estar pronto para reagir.

Aquaplanagem é perigo para carro e moto

Mundo das Motos

Por Cicero Lima

1 comentário

Deixe o seu comentário