Atibaia News
Cotação
RSS
Nutrição para a Melhor Idade - Por Bruna Alvim Gregorini

Nutrição para a Melhor Idade Por Bruna Alvim Gregorini

Nutrição na Melhor Idade

Publicado em 03/07/2020 sem comentários Comente!


A expectativa da vida tem se tornado cada vez mais longa, devido a boa qualidade de vida que as pessoas vêm dotando, sendo uns dos fatores a alimentação certa para cada fase etária.

Na atualidade é possível ter uma condição de vida cada vez melhor, pois através de uma alimentação individualizada e adequada, ofertamos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo e podendo evitar o desenvolvimento de algumas doenças crônica não transmitíeis (DCNTs), como diabetes, hipertensão, obesidade e câncer.

Para cada fase da nossa vida, temos necessidades nutricionais diferentes. Na melhor idade, por exemplo, é marcada por diversas mudanças, entre uma delas é a velocidade do metabolismo que vai ficando mais lento conforme o avanço da idade, afetando diretamente a absorção de diversos nutrientes, que são de extrema importância para o bom funcionamento do mecanismo humano.

Devido a essa baixa velocidade é muito importante que o indivíduo, principalmente o idoso tenha uma boa dedicação alimentação, trazendo nas suas refeições diversas variedades e cores no prato.

Para uma alimentação balanceada o que deve conter no meu prato?

Em cada refeição deve conter pelo menos 5 cores diversas e 3 elementos essências, que são;

Energéticos: responsáveis no fornecimento de energia e disposição nas nossas atividades do nosso dia-a-dia. Suas fontes são o grupo dos carboidratos, que encontramos nas massas, pães, arroz, milho, farinhas, batata, cevada...., e o grupo das gorduras(lipídeos), que são: azeite, óleos, banha de porco e manteiga.

Construtores: é o grupo responsável pela construção dos ossos, músculos e pele. Sua fonte são as proteínas como, carnes, ovos, leite, feijão, soja e ervilha.

E por fim os Reguladores, que tem um papel fundamental para o bom funcionamento do sistema imunológico, evitando possíveis resfriados, gripes e até mesmo tumores, pois esse elemento fornece para o organismo vitamina e minerais e encontramos ele nas frutas, verduras e nos legumes.

Portanto vimos que uma alimentação adequada e balanceada é fundamental para a manutenção e à ordem da nossa saúde. Sua importância está diretamente ligada a fornecer ao corpo humano nutrientes necessários para o seu sustento. Para o seu equilíbrio é fundamental que sua ingestão em quantidade e qualidade seja harmônica, de modo que os elementos essências sejam satisfatórios, mantendo assim o bom funcionamento do organismo.

O profissional nutricionista tem um papel fundamental na integridade do organismo humano, podendo prevenir diversas doenças, como as DCNTs, e até mesmo no seu controle. "Que seu remédio seja seu alimento, e que seu alimento seja seu remédio.” Hipócrates

 

Bruna A. Gregorini
Nutricionista
Contato: alvim.gregorini@gmail.com

Nutrição para a Melhor Idade

Por Bruna Alvim Gregorini

sem comentários

Deixe o seu comentário