Atibaia News
Cotação
RSS

Rua José Lucas passa por realinhamento dos paralelepípedos e concretamento de sarjetas

Publicado em 09/08/2019 Editoria: Infraestrutura 1 comentário Comente! Imprimir


Divulgação

Divulgação

Serviços integram processo de reurbanização em execução desde junho de 2018

A Rua José Lucas, uma das vias históricas mais importantes de Atibaia, passa por um processo de reurbanização desde junho do ano passado. Enquanto a Prefeitura aguarda junto à Elektro a validação de projetos relativos à fiação, que integram o projeto de revitalização, algumas melhorias estão sendo executadas pela Administração Municipal.

No momento, a via está parcialmente interditada para o tráfego de veículos porque recebe serviços de manutenção na tubulação para águas pluviais e também nas bocas de leão. Além disso, a Prefeitura está realizando o realinhamento dos paralelepípedos e concretando as sarjetas para garantir maior escoamento da água

O projeto de revitalização da Rua José Lucas busca embelezar e resgatar a identidade histórica do Centro. Diversas benfeitorias já foram realizadas na região: intervenções na infraestrutura e paisagismo da Praça Claudino Alves (Praça da Matriz) e de seu entorno; implantação de novo coreto; melhorias no calçamento das praças, tanto em frente à Igreja da Matriz quanto ao lado do Centro Cultural André Carneiro; instalação de novos postes de iluminação ornamental e canteiros; e construção de uma espécie de playground, com brinquedos e espaço de lazer para as crianças (também ao lado do Centro Cultural André Carneiro).

Vale lembrar que a revitalização da Rua José Lucas foi discutida junto à população no âmbito do Conselho Municipal de Turismo – Comtur (órgão paritário composto por membros do Poder Público e da sociedade civil organizada), que aprovou o projeto proposto. A discussão e aprovação são requisitos para obras que contam com recursos do Dadetur, por isso a Prefeitura realizou diversos encontros junto ao Comtur, todos registrados em atas e documentos oficiais, e também se reuniu com comerciantes e moradores da região a fim de debater a proposta, coletar subsídios para a sua execução e esclarecer dúvidas dos munícipes.

Proibição de estacionamento

A proibição permanente de estacionamento na Rua José Lucas também foi compactuada entre Poder Público Municipal, comerciantes e Comtur. Como já pontuado anteriormente junto à comunidade, a proibição atende a um critério técnico da Elektro: há uma tubulação subterrânea com fiação embutida ao longo da via, condição que já era suficiente para inviabilizar o estacionamento de veículos no local e que foi sanada com a extinção das vagas.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br), Por Prefeitura da Estância de Atibaia


1 comentário

Deixe o seu comentário