Atibaia News
Cotação
RSS

AME de Atibaia oferece atendimentos em 27 especialidades diferentes através do SUS, mas vaga pode demorar.

Publicado em 19/11/2019 Editoria: Entrevista 1 comentário Comente! Imprimir


Apesar da média de 1500 consultas por mês neste ano, Ambulatório Médico de Especialidades (AME) tem fila de espera longa, mas que não depende do município. Absenteísmo é um dos vilões que aumentam ainda mais o tempo de espera por uma vaga.

Armando Teixeira Junior

O Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Atibaia, é referência em nossa região no atendimento a consultas com médicos especialistas, exames e pequenas cirurgias de pacientes através do SUS (Sistema Único de Saúde).

O ambulatório não presta atendimento apenas a Atibaia, mas a 18 municípios de nossa região, o que gera uma fila de espera muitas vezes demorada, devida à grande demanda.

Atualmente, o AME é administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus, mesmo grupo responsável pelo Hospital Universitário São Francisco HUSF) de Bragança Paulista.

As vagas para as consultas são liberadas pela Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, de gestão estadual, através do Departamento Regional de Saúde de Campinas, (DRSVII) e seguem um minucioso estudo que avalia a urgência de cada atendimento.

Neste ano, segundo dados fornecidos pela Secretaria de Saúde de Atibaia, foram realizadas de janeiro a outubro 14.961 consultas, em 27 especialidades diferentes e 17.718 exames, que vão desde uma simples audiometria, até biopsia de próstata e exames de alta tecnologia como a tomografia. Ao todo são 28 tipos de exames realizados no ambulatório.

A qualidade dos serviços prestados pelo AME é quase uma unanimidade, sendo que o único ponto que ainda gera certa contestação junto a população é a demora no atendimento e a dificuldade de obtenção de uma vaga para cirurgias, exames e consultas, que em algumas especialidades podem demorar meses e até anos, dependendo da gravidade de cada caso.

Um dos pontos que prejudicam, e muito, a qualidade do atendimento é o alto índice de absenteísmo nas consultas, ou seja, quando o paciente não comparece na data e horário marcados, nem desmarca com antecedência quando não pode comparecer. Isso gera um grande desperdício de recursos e causa inclusive um impacto nas vagas disponibilizadas.

O AME Atibaia (Ambulatório Médico de Especialidades) é uma estrutura do Governo do Estado de São Paulo, não tendo a participação do município em seu gerenciamento, mesmo assim a Secretária de Saúde de Atibaia, Maria Amélia Sakamiti Roda, esclareceu alguns pontos e apresentou números e dados detalhados em uma breve entrevista ao Portal Atibaia News sobre o assunto.

Atibaia News: Qual o número de atendimentos realizados no AME a cada mês?

As vagas são gerenciadas através do sistema CROSS de regulação de Vagas, Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde, de gestão estadual, com a grade de oferta de vagas de atendimento elaborada pela DRS VII Campinas, regional estadual à qual Atibaia faz parte. Considerando-se a grade mensal liberada pela DRS VII Campinas para o Município de Atibaia, foi possível a marcação das seguintes vagas no sistema CROSS:

PERÍODO
 (2019)
 CONSULTAS             EXAMES                  
JANEIRO 1.670 1.591
FEVEREIRO 1.563 1.668
MARÇO 1.396 1.347
ABRIL 1.067 1.543
MAIO 1.695 1.659
JUNHO 1.197 2.228
JULHO 1.167 1.752
AGOSTO 1.722 2.015
SETEMBRO 1.560 1.984
OUTUBRO 1.924 1.931

Atibaia News: Quais as especialidades e exames atendidos?

Atualmente, o AME Atibaia está preparado para realizar as seguintes contas e exames:

Consulta Especoializada Exames Especializados
Alergologia Audiometria - Externa
Cardiologia Biópsia de Próstata - Externa
Cardiologia Pediátrica Cardiotocografia Ante-Parto-Externa
Cirurgia Geral Colonoscopia – Externa
Cirurgia Vascular Colposcopia – Externa
Dermatologia Densitometria Óssea – Externa
Endocrinologia Ecocardiografia – Externa 
Endocrinologia Pediátrica Eletrocardiograma – Externa
Fisioterapia Eletroencefalograma – Externa
Fonoaudiologia Eletroneuromiografia – Externa
Gastroclínica Endoscopia – Externa
Ginecologia Espirometria – Externa
Hematologia Holter – Externa
Infectologia Mamografia – Externa
Mastologia Mamografia Rastreamento – Programa
Nutrição MAPA – Externa
Obstétrica – Pré-Natal Altorisco Nasofibroscopia – Externa
Oftalmologia Radiologia – Externa
Ortopedia Teste de Contato – Externa
Ortopedia - Pé Teste Ergométrico – Externa
Otorrinolaringologia Tomografia – Contraste – Externa
Pneumologia Tomografia – Externa
Pneumologia Pediátrica Topografia – Externa
Proctologia Ultrassonografia – Abdômem – Externa
 Psicologia Ultrassonografia – Externa
Reumatologia Ultrassonografia – Vascular – Externa
Urologia Ultrassonografia – Obstétrica – Externa
  Urodinâmica - Externa

 

Atibaia News: Atualmente como é organizada a fila de espera para quem solicita um atendimento? Como são estabelecidas as prioridades?

O Município de Atibaia possui uma Central de Vagas Municipal para onde são direcionados todos os encaminhamentos para agendamento de consultas e exames não realizados na rede pública de saúde local. Ao chegar na Central Municipal de Vagas, são avaliadas pelo Médico Regulador Municipal, o qual faz uma triagem segundo classificação de risco, avaliada pela descrição do quadro clínico apresentado, conforme discriminado à seguir: VERMELHO – são as situações clínicas que necessitam de um agendamento prioritário AMARELO – são as situações clínicas, sem gravidade, que necessitam de um agendamento VERDE – são as situações clínicas como rotina Feita a classificação de risco, as solicitações são organizadas em ordem cronológica aguardando a liberação de vaga pelo sistema CROSS


Atibaia News: Quais são as especialidades mais procuradas?

As mais procuradas são: Oftalmologia, Mastologia, Cardiologia, Endocrinologia, Ortopedia, Dermatologia e Urologia


Atibaia News: Alguns pacientes relataram ao “Portal Atibaia News” uma demora exagerada para conseguir uma consulta ou cirurgia, relatando a espera de meses, e até espera superior a dois anos em alguns casos. Por que isso acontece?

Como esclarecido anteriormente, a primeira consulta depende da disponibilização de vaga na grade mensal liberada pela DRS VII Campinas. Com base na disponibilização de vagas, a Central de Vagas Municipal agenda as solicitações conforme classificação de risco e cronologia existente. Após a entrada do paciente no AME Atibaia, os procedimentos solicitados pelo especialista, depende da fila de espera gerenciada pelo próprio AME, não tendo o Município acesso à mesma, que é o caso das cirurgias, inter-consultas e retornos, tratando-se de cotas internas do próprio AME Atibaia.


Atibaia News: Alguma medida está sendo tomada para diminuir o tempo de espera por uma consulta?

A disponibilização de vagas pela esfera estadual é inversamente proporcional ao absenteísmo apresentado. Quanto maior o absenteísmo, menor a quantidade de vagas disponibilizadas no próximo mês. Estamos continuamente trabalhando com a conscientização da população quanto à necessidade de diminuição do absenteísmo. As Unidades de Saúde entram em contato com os pacientes antes da consulta ou exame agendado. Foi disponibilizado um canal de WhatsApp para que o paciente desmarque sua consulta com antecedência, viabilizando o agendamento de outro usuário que necessite da vaga.


Atibaia News: Qual é o índice de ausência em consultas marcadas?

Apesar de todo o trabalho de conscientização realizado, não há uma efetiva participação da comunidade, conforme podemos verificar nos índices a seguir:

PERÍODO (2019)
EM ATIBAIA
% DE ABSENTEÍSMO CONSULTA % DE ABSENTEÍSMO EXAME
JANEIRO 17,80 15,20
FEVEREIRO 17,40 13,30
MARÇO 18,05 15,50
ABRIL 17,09 14,30
MAIO 18,00 13,90
JUNHO 18,00 11,40
JULHO 16,20 13,70
AGOSTO 16,80 16,40
SETEMBRO 16,01 12,30
OUTUBRO 17,08 14,10


A disponibilização de vagas pela esfera estadual é inversamente proporcional ao absenteísmo apresentado. Quanto maior o absenteísmo, menor a quantidade de vagas disponibilizadas no próximo mês. A ausência do paciente priva outro de ser atendido e, de maneira direta, ocorre o desperdício de recursos financeiros, estruturais e humanos.


Atibaia News: Como isso atrapalha a eficiência do atendimento a quem realmente precisa?

A disponibilização de vagas pela esfera estadual é inversamente proporcional ao absenteísmo apresentado. Quanto maior o absenteísmo, menor a quantidade de vagas disponibilizadas no próximo mês.

A ausência do paciente priva outro de ser atendido e, de maneira direta, ocorre o desperdício de recursos financeiros, estruturais e humanos.
 

AME - Ambulatório Médico de Especialidades de Atibaia

R. Dr. Zeferino Alves do Amaral, nº 755 - Centro, Atibaia - SP, 12940-410

Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h

Telefone: (11) 4414-1650

 

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


1 comentário

Deixe o seu comentário