Atibaia News
Cotação
RSS

Proteção Social Básica recebe novos veículos

Publicado em 09/01/2020 Editoria: Social sem comentários Comente! Imprimir


Secom

Secom

Carros serão utilizados para as visitas domiciliares do Programa Criança Feliz e CadÚnico

O trabalho desenvolvido pela Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SADS), é reconhecido e referência para outros municípios. Conforme determina a Política Nacional de Assistência Social, os serviços, programas e projetos da área devem ser financiados pelos governos municipal, estadual e federal. Atibaia se destaca pelo alto investimento realizado pela administração municipal, que beira os 70% do total dos recursos investidos na área social o que permitiu a aquisição dos dois veículos, entregues para a SADS nesta segunda-feira (6).

O ato de entrega das chaves para a SADS foi realizado no Fórum Cidadania, no período da tarde. Os recursos, no valor total de R$ 102.980,00, fazem parte do investimento nos programas Criança Feliz e CadÚnico e vão oportunizar uma ampliação no número de famílias atendidas pela Política Municipal de Assistência Social.

Programa Criança Feliz
O Programa Criança Feliz, é o atendimento à primeira infância da política de assistência social. Tem por objetivo fortalecer o vínculo afetivo e familiar das crianças de 0 a 3 anos com suas mães, gerando estímulos para o desenvolvimento saudável dos indivíduos. Em famílias que tenham crianças com alguma deficiência, o acompanhamento é estendido até os 6 anos de idade. O atendimento também inclui as gestantes.

O programa é composto de equipes que realizam visitas domiciliares semanalmente às famílias e quando necessário encaminham para as diversas áreas, como saúde, educação e habitação. Essas famílias atendidas são referenciadas no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), com a oferta de serviços, tais como atualização ou inserção no Cadastro Único, entre outros.

A importância do Cadastro Único
Desde novembro de 2016, tornou-se obrigatória a inscrição de beneficiários e requerentes do Benefício de Prestação Continuada (BPC), pessoas idosas acima de 65 anos e pessoas com deficiência, no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (Decreto nº 8.805/2016). O Cadastro Único reúne informações das famílias com renda per capita de até meio salário mínimo ou renda total familiar de até três salários mínimos. A base de dados é utilizada por diversos programas sociais do governo federal. É nesta base de dados que são registradas informações como características da residência, identificação de cada pessoa da família, escolaridade, situação de trabalho e renda.

A Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social fica na Rua Zeferino Alves do Amaral, nº 78 – Centro. O telefone para mais informações é (11) 4414-0650.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário