Atibaia News
Cotação
RSS

Vereador quer saber o que a Prefeitura está fazendo para prevenir enchentes em Atibaia

Publicado em 10/02/2020 Editoria: Clima 1 comentário Comente! Imprimir


Em tribuna, o vereador Daniel Martini citou as fortes chuvas que assolaram os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais

Durante a sessão da Câmara desta terça-feira, 4 de fevereiro, o vereador Daniel da Rocha Martini utilizou o espaço Tema Livre para falar sobre as fortes chuvas que assolaram os Estados do Espírito Santo e Minas Gerais nas últimas semanas. “Vivenciamos uma situação semelhante nos anos de 2010 e 2011 aqui em nossa cidade e sabemos da dificuldade em enfrentar chuvas de grandes precipitações”, afirmou.

Em sua fala, o vereador relatou que, apenas no mês de janeiro, foram computados aproximadamente 900 mm de chuvas em Belo Horizonte. “Isso é algo assustador. Para se ter uma comparação, quando Atibaia sofreu com a enchente no ano de 2011 por conta de uma chuva de 160 mm por 4 horas consecutivas na Pedra Grande e as águas desceram com grande velocidade nos bairros, causando todos aqueles estragos, foram computados 515 mm no mês. E Belo Horizonte registrou quase o dobro em um mesmo período”, atentou.

“Os climatologistas há algum tempo já vêm alertando sobre os efeitos das mudanças climáticas globais. Dessa forma, fica aqui o meu questionamento ao Poder Executivo a respeito de quais medidas estão sendo aplicadas no município para a prevenção das enchentes em Atibaia”, indagou o vereador.

Daniel Martini reforçou a necessidade de ações preventivas e estruturais, como, por exemplo, o treinamento e preparação da equipe da Defesa Civil; a utilização de lagos como piscinões naturais em casos de grande precipitação pluviométrica; e implantação de sistemas de monitoramento e de alarmes na cidade. Segundo ele, “com esses sistemas de alarmes na serra, os moradores, principalmente aqueles que residem nas proximidades de córregos, poderiam ser avisados em casos de chuvas intensas”.

  “Portanto, fica aqui o nosso alerta e também o nosso pedido para que a Prefeitura dê uma atenção maior e invista em medidas preventivas e de estruturação contra enchentes para que a população de Atibaia não passe novamente por situações semelhantes a anos anteriores”, concluiu Daniel.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


1 comentário

Deixe o seu comentário