Atibaia News
Cotação
RSS

Ciclo da Leitura acontece neste sábado na feira do Alvinópolis

Publicado em 27/02/2020 Editoria: Cultura sem comentários Comente! Imprimir


Foto: Educar Brasil

Foto: Educar Brasil

O ônibus com a biblioteca móvel do Ciclo da Leitura estará neste sábado, dia 29 de fevereiro, das 7h30 às 12h, em frente à Igreja Cristo Rei, bem ao lado da feira do Alvinópolis, com livros gratuitos para a população.

O projeto do Instituto Educar Brasil, criado em 2016, tem o objetivo de incentivar a troca e doação de livros. O evento é gratuito e todos que comparecerem poderão levar para casa um livro usado. Também é possível a troca de livros e, quem quiser, pode doar para o projeto. Só não são aceitos livros didáticos, apostilas e enciclopédias.

O projeto começou há exatos 4 anos (em 27 de fevereiro de 2016), justamente na feira do Alvinópolis. Desde o primeiro Ciclo, já foram trocados e doados mais de 15 mil livros. Na edição de 2020, com a estreia do ônibus com a biblioteca móvel, já foram mais de 500 livros doados para a população, no Jardim Imperial, Jardim Cerejeiras e Caetetuba.

Para o idealizador do projeto, Professor Rodrigo Parras, que é presidente do Instituto Educar Brasil, essa é uma excelente ferramenta para promover a leitura, principalmente entre as crianças.

Ele também lembra o início do projeto, justamente na feira do Alvinópolis. “O projeto de incentivo à leitura do Instituto Educar Brasil começou com uma Feira do Livro, em 2015. A partir daí, tivemos a ideia do Ciclo da Leitura, que no ano de 2016 era realizado todos os sábados, em uma barraca na feira do Alvinópolis. A partir de 2017 tornamos o projeto itinerante e cada sábado estávamos em um bairro diferente com a barraca de livros. A partir de 2019, o Ciclo foi também para outras cidades da região e é realizado em datas específicas em Bragança Paulista, Itatiba, Piracaia, Joanópolis e Bom Jesus dos Perdões. Agora em 2020, evoluímos mais um pouco e o Ciclo em Atibaia é realizado todos os sábados com o ônibus que tem a biblioteca. Cada sábado o ônibus está em um bairro diferente”, relata Prof. Rodrigo.

A biblioteca dentro do ônibus do Ciclo da Leitura conta com mais de 5 mil livros usados, com títulos infantis, infanto-juvenis, religiosos, autoajuda, acadêmicos, romances, ficção científica, fantasia, terror, biografias, suspense, enfim, todo tipo de literatura. É possível participar do Ciclo da Leitura de três formas: você pode doar os livros que não lê mais, pode trocar livros por outros de seu interesse e cada pessoa tem direito a escolher gratuitamente um livro para levar para casa, sem necessidade de devolução.

 

 

 

 

 

 

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário