Atibaia News
Cotação
RSS

Moradores ainda misturam lixo reciclável com lixo orgânico

Publicado em 11/05/2020 Editoria: Meio ambiente 1 comentário Comente! Imprimir


Foto:imagem livre da internet

Foto:imagem livre da internet

Lixo reciclável costuma gerar maior volume.

Separar o lixo e armazená-lo corretamente até a coleta ser feita é responsabilidade dos moradores. O dever do município é viabilizar a coleta do resíduo e sua destinação. Em Atibaia, não é diferente, mas constata-se facilmente que muitas residências ainda misturam lixo reciclável com orgânico.

No site da SAAE, a Companhia de Saneamento Ambiental (http://www.saaeatibaia.com.br), há o calendário de coleta de lixo para todas as regiões da cidade. Há horários preestabelecidos para o início da coleta. O morador deve fazer acondicionamento em sacos plásticos resistentes, mas muitas vezes colocam em plástico muito fino; quando o coletor pega, o material cai no chão. Assim, acondicionamento deve ser feito em sacos plásticos resistentes, tanto do reciclável quanto do orgânico, e colocar em frente à sua residência.

A reciclagem do lixo é fundamental para a conservação do meio ambiente, para a saúde pública e para a economia. Os especialistas aconselham os moradores a reservar uma lixeira ou mesmo um saco maior na sua casa para ir acumulando o lixo reciclável. Se prestar atenção, o reciclável, muitas vezes, tem mais volume que o lixo orgânico. Fazer a correta separação e aguardar o dia da coleta seletiva são simples atitudes que contribuem para o meio ambiente.

É reciclável todo o resíduo descartado que constitui interesse de transformação de partes ou o seu todo. Esses materiais poderão retornar à cadeia produtiva para virar o mesmo produto ou produtos diferentes dos originais. São exemplos folhas e aparas de papel, jornais, revistas, caixas, papelão, PET, recipientes de limpeza, latas de cerveja e refrigerante, canos, esquadrias, arame, embalagens em geral e outros.

Não misture recicláveis com orgânicos - sobras de alimentos, cascas de frutas e legumes. Coloque plásticos, vidros, metais e papéis em sacos separados. Lave as embalagens do tipo longa vida, latas, garrafas e frascos de vidro e plástico. Seque-os antes de depositar nos coletores.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br), por Câmara Municipal de Atibaia


1 comentário

Deixe o seu comentário