Atibaia News
Cotação
RSS

Ações de sustentabilidade ganham destaque no Dia Mundial do Meio Ambiente

Publicado em 06/06/2020 Editoria: Meio ambiente sem comentários Comente! Imprimir


Coordenadoria Especial de Meio Ambiente celebra a data com a divulgação de relatório das ações voltadas à conservação desenvolvidas no município

Instituído pela ONU, o Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho e para celebrá-lo a Coordenadoria Especial de Meio Ambiente destaca as ações que vêm sendo desenvolvidas no município nos últimos anos.

Conservação ambiental
Atibaia conta com um rico patrimônio natural e, além das ações de fiscalização e licenciamento ambiental, a Coordenadoria é responsável pela gestão das duas unidades de conservação municipais, o Parque Natural Municipal da Grota Funda e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Rio Atibaia, e está trabalhando na criação de uma terceira: o Monumento Natural Municipal do Morro do Saci.

Arborização urbana
A Administração Municipal também vem realizando uma série de ações para promover a arborização de toda a cidade, como a contratação de uma empresa de consultoria ambiental que está realizando um levantamento no município para preparar o plantio de árvores em calçadas e praças dos bairros carentes de cobertura vegetal. Além disso, foi criado o Fundo Municipal de Arborização Urbana (FUMDARB) para destinar recursos oriundos de compensação ambiental para as ações de arborização urbana e foi disponibilizado no site da Prefeitura o Guia de Arborização Urbana (GAU), com dicas e orientações quanto ao plantio e manejo de espécies arbóreas nos espaços urbanos.

Cidade Sustentável

A preocupação com a construção de uma cidade mais sustentável também se traduz em iniciativas como o Programa Papa Óleo que, em parceria com a Secretaria de Educação e apoio da SAAE, promove a coleta de óleo usado em diversos pontos da cidade (especialmente creches e escola municipais), poupando da contaminação milhares de litros de água ao promover a reciclagem desse resíduo e evitando o seu descarte inadequado. Outras iniciativas são os estudos ambientais voltados à recuperação da área do aterro desativado (antigo Lixão) e, ambas em fase de licitação, a implantação de uma usina de reciclagem de resíduos da construção civil e resíduos volumosos e de um moderno sistema de monitoramento online das atividades de coleta, transporte e destinação final desses resíduos.

O envolvimento e a participação da sociedade civil no debate das questões socioambientais também têm se ampliado por meio da atuação dos conselhos ambientais: Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (COMDEMA), Conselho Consultivo do Parque Municipal da Grota Funda e Conselho Consultivo da APA do Rio Atibaia. E pelo oitavo ano consecutivo a cidade conquistou o Selo Município VerdeAzul, certificação concedida pelo Governo do Estado de São Paulo aos municípios paulistas que desenvolvem ações e projetos na área ambiental. Com 8.259 pontos contabilizados em 2019, Atibaia alcançou a 68ª colocação entre mais de 600 municípios.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário