Atibaia News
Cotação
RSS

Ações de proteção às pessoas em situação de rua seguem intensas em Atibaia

Publicado em 16/06/2020 Editoria: Social sem comentários Comente! Imprimir


Programa Vida Nova teve iniciativas ampliadas nesse período de baixas temperaturas e em função do enfrentamento ao Coronavírus

Desde o início da pandemia de Coronavírus, a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio do Fundo Social de Solidariedade – FSS pelo Programa Vida Nova, e da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social – SADS, vem intensificando as ações de apoio e proteção às pessoas em situação de rua, especialmente diante da chegada do frio. Dentre as medidas de auxílio está uma nova unidade da Casa de Passagem, temporária, para complementar o atendimento na unidade permanente, que em virtude das baixas temperaturas dessa época do ano passa a receber mais usuários.

O alojamento emergencial fica na Avenida Carvalho Pinto, nº 130 (antigo Senai), Centro, e segue sob a responsabilidade da Casa do Caminho, com monitoramento da equipe da SADS. O objetivo da unidade é descentralizar as vagas disponíveis na Casa de Passagem – com capacidade para 60 usuários – oferecendo mais 30 vagas destinadas a quem necessita de acolhimento. Em ambos os locais há instalações que garantem segurança e conforto para os usuários e toda a logística é organizada de movo a prevenir contaminações pela COVID-19, de acordo com as normas sanitárias vigentes.

O serviço de abordagem social também continua sendo realizado de forma intensa em todo o município, sempre de maneira humanizada, buscando convencer pessoas em situação de rua a aceitar a ajuda e o acolhimento oferecidos pela rede de serviços assistenciais da Prefeitura. Todos as pessoas abordadas são orientadas quanto às formas de prevenção contra a COVID-19 e aqueles que consentem são encaminhados às entidades de apoio como o Centro POP e a Casa de Passagem, para acolhimento.

A abordagem social acontece todos os dias, 24 horas, e a população pode entrar em contato pelo telefone (11) 4415-2274 informando sobre pessoas em situação de rua na cidade. É importante ressaltar que a melhor maneira de ajudar essas pessoas é promover a reinserção delas na sociedade, possibilitando uma vida com mais qualidade e dignidade. Doar alimentos e cobertores ou oferecer esmolas acaba por incentivá-las a permanecer nas ruas.

Campanha
O Fundo Social de Solidariedade também está promovendo a Campanha “Sua doação no farol patrocina mais uma noite nas ruas”, que busca conscientizar sobre a prática de doação de esmolas, gesto que acaba incentivando a permanência nas ruas e a recusa de acolhimento oferecido pelas equipes de abordagem social do Programa Viva Nova.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário