Atibaia News
Cotação
RSS

Neoenergia vai instalar 23 mil medidores inteligentes em Atibaia

Publicado em 19/06/2020 Editoria: Infraestrutura sem comentários Comente! Imprimir


Técnicos da Elektro tem usado indumentária especial para evitar contágio por Covid durante instalações (Neoenergia)

Técnicos da Elektro tem usado indumentária especial para evitar contágio por Covid durante instalações (Neoenergia)

Tecnologia prevê menos interrupções na rede, além de proporcionar leitura remota e acompanhamento do consumo pelo cliente. Rede 4G privada é criada para suporte

A Neoenergia anunciou que irá instalar aproximadamente 23 mil medidores inteligentes na região de Atibaia, modernizando a rede de distribuição de energia elétrica da cidade e das vizinhas Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista, onde a subsidiária Elektro possui 75 mil consumidores. O novo sistema permite ações mais rápidas em casos de interrupção no fornecimento, reduzindo tempo e frequência das ocorrências.

Com os novos equipamentos a leitura do consumo pode ser feita remotamente, evitando a necessidade de deslocamento dos leituristas, que serão treinados para atuar na análise dos dados coletados pelos sistemas. Além disso, após a conclusão da ação, que integra a fase final do projeto Energia do Futuro, o cliente poderá acompanhar o consumo energético diariamente, por meio do site da empresa.

“Esse acompanhamento pode render bastante economia ao cliente, que passa a perceber se está gastando muito em determinado período, uma forma de gerenciar seu próprio consumo”, afirma Heron Fontana, superintendente de Smart Grid da Neoenergia, admitindo que a expansão do projeto está sendo avaliada para outras cidades nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

Ele conta que desde o ano passado foram cerca de 52 mil medidores trocados na concessão de Atibaia, num objetivo final de substituir os equipamentos de todos os 75 mil clientes. Nos próximos meses serão realizados também testes no sistema para garantir o controle desses medidores de forma remota.

Rede 4G privada – Uma parte significativa do projeto aconteceu por meio da construção de uma rede de telecomunicação celular 4G em parceria com a Nokia, visando conectar em tempo real os equipamentos de automação de redes elétricas e os novos medidores ao Centro de Operações da Elektro. A nova rede privada funciona em frequência de 3,5 Gigahertz e foi autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

› FONTE: AGÊNCIA CANALENERGIA


sem comentários

Deixe o seu comentário