Atibaia News
Cotação
RSS

Quota regional para pacientes de Covid-19 não é garantia de leitos para Atibaia

Publicado em 29/06/2020 Editoria: Saúde sem comentários Comente! Imprimir


Casos da região são direcionados a Bragança Paulista de acordo com a demanda, o que não garante um número específico de leitos para cada cidade.

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News tem divulgado com frequência as atualizações da Secretaria de Saúde do Município sobre os casos de Covid-19, com as informações sobre a ocupação de leitos, novos casos e óbitos registrados em hospitais da rede pública e privada.

Muitos leitores têm questionado sobre como são realizadas as distribuições das vagas de leitos através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Com a ajuda da Assessoria de Imprensa de Atibaia, encaminhamos algumas das principais dúvidas sobre como funciona o atendimento a pacientes de Covid-19 na rede pública de saúde de Atibaia.

Segundo a Secretaria de Saúde:

“Os Leitos para a região Bragantina estão localizados no município de Bragança Paulista. De acordo com a demanda de casos em cada um dos 11 municípios da Região Bragantina, é realizado o encaminhamento para estes leitos. São 20 leitos de enfermaria e 26 leitos de UTI divididos no HUSF, Santa Casa de Bragança Paulista e Hospital Bragantino.”

Quando perguntamos se Atibaia possui uma quota específica desses leitos a resposta foi que: “Não há quota específica para Atibaia. (os leitos) São destinados aos 11 municípios
da Região.”

Isso significa que a disponibilidade de leitos não depende apenas de Atibaia, se os números de infectados subirem de forma acentuada nos outros municípios, podem faltar leitos para pacientes de Atibaia.

Ainda segundo a Secretaria de Saúde atualmente os atendimentos são realizados na UPA e Santa Casa e se necessário internação, os pacientes são encaminhados para o leito Regional.

Aumento de casos poderá gerar novas medidas restritivas

Não apenas Atibaia, mas o Estado de São Paulo como um todo, tem passado por uma maior flexibilização da quarentena, o que tem causado o aumento de aglomerações e situações de risco.

Por isso segundo a Secretaria de Saúde, “os dados (sobre o Covid-19) são analisados diariamente e se necessário medidas restritivas e de assistência serão sugeridas.”

Muitos casos têm sido denunciados em Atibaia, em que estabelecimentos comerciais tem ignorado algumas orientações básicas, como reduzir o número de pessoas atendidas, obedecer o distanciamento social e higienizar espaço e utensílios compartilhados entre clientes. (Veja neste link)
“Se não observadas as medidas sanitárias poderá ocorrer aumento dos casos”. Afirmou a Secretaria de Saúde sobre o risco de um aumento de casos em Atibaia durante a flexibilização.

Seguem abaixo os números oficiais atualizados de leitos disponíveis para pacientes com Covid-19, nesta segunda-feira (29)

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário