Atibaia News
Cotação
RSS

Câmara aprova homenagem ao Dr. Vanderlei Sebastião Rocha, conhecido médico da cidade falecido em 2017

Publicado em 03/07/2020 Editoria: Política sem comentários Comente! Imprimir


Proposta dos vereadores Fabiano de Lima e Júlio Mendes autoriza a Prefeitura a utilizar seu nome no prédio do futuro Hospital Municipal

Foi aprovado na sessão da Câmara desta terça-feira, 30 de junho, o projeto de lei que autoriza a Prefeitura a utilizar a denominação “Hospital Municipal Dr. Vanderlei Sebastião Rocha” ao prédio que está sendo construído no bairro Jardim Alvinópolis. A proposta é de autoria dos vereadores Fabiano de Lima e Júlio César Mendes.

Segundo Prof. Fabiano, o Hospital Municipal terá uma área construída de oito mil m², englobando sala de atendimento, centro cirúrgico, maternidade, pediatria, atendimento para ginecologia, ambulatório e centro de exames de imagem. “Também terá cerca de 125 leitos, sendo 60 para internação, 16 berçários, 10 leitos de UTI e três de isolamento. Para uma obra dessa grandeza, nada mais justo que homenagear uma pessoa como o Dr. Vanderlei, um homem humilde, que trabalhava na roça, e que batalhou muito para conquistar o sonho de ser médico. E que ainda lutou bastante pela população de Atibaia nos anos em que foi eleito para vereador”, relatou.

O vereador Ubiratan Fernandes de Oliveira também utilizou a tribuna para relembrar os tempos em que conheceu o homenageado, o surgimento da amizade em Portugal, o período da faculdade, o início do exercício da profissão, a entrada na vida política e o estreitamento dos laços quando ambos constituíram famílias. “Tive o privilégio de ter um amigo como o Dr. Vanderlei por 45 anos, poucas amizades duram tanto tempo assim. E ele sempre foi uma pessoa com o coração maior que o peito, estava sempre pronto a ajudar os outros e fez da profissão um ato social”, afirmou Dr. Ubiratan.

Em sua fala, Júlio Mendes recordou os tempos em que seu pai, também vereador à época, e o Dr. Vanderlei foram amigos e parceiros na Câmara Municipal. “Nada mais justa que essa homenagem a essa pessoa excepcional, que estava sempre preocupado com o próximo. Quantas vezes vimos o Dr. Vanderlei atendendo crianças de famílias carentes, que não tinham condições de pagar pela consulta, e sem cobrar um centavo. Ele exercia sua profissão de coração e com certeza deixou um legado tanto na Medicina quanto em sua vida pública”, destacou.

 Biografia do Homenageado

Vanderlei Sebastião Rocha nasceu na cidade de Ipuã, no Estado de São Paulo, em 6 de abril de 1947. Era filho de lavradores e se mudou com a família para Araçatuba, onde estudou em escola rural.

Trabalhava na roça com a família e sempre teve o sonho de ser médico. Seguiu então para Ribeirão Preto para fazer cursinho, quando surgiu a oportunidade de estudar Medicina em Portugal, no ano de 1973, na Faculdade de Medicina da Universidade Clássica de Lisboa, mas teve de abandonar o curso em virtude da tensão social que atingia as terras lusitanas.

Voltou ao Brasil e entrou na Faculdade Bandeirantes, em Bragança Paulista, hoje chamada Universidade São Francisco, onde se formou em 1980, indo trabalhar na Santa Casa de Atibaia por mais de 10 anos. Em 1989, elegeu-se vereador com expressiva votação e exerceu quatro mandatos na Câmara Municipal de Atibaia.

Como pediatra, atendia gratuitamente nos bairros do Portão e Caetetuba, em parceria com as igrejas, onde conseguiu diminuir a mortalidade infantil, tratando as doenças e orientando as mães. Muitas vezes atendia as aflitas mães em sua casa, a qualquer hora, inclusive à noite.

Faleceu no dia 22 de janeiro de 2017, deixando a esposa Cleide e quatro filhos: Heloísa, Arthur, Raul, que se tornaram médicos, e Thais, que se formou em Odontologia.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário