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Plataforma digital avalia envolvimento da família nos estudos durante a pandemia em Atibaia

Publicado em 09/08/2020 Editoria: Educação 1 comentário Comente! Imprimir


Secretaria de Educação de Atibaia promove Monitoramento das Atividades Remotas para mensurar o nível de acesso às atividades

Diante da pandemia de Coronavírus e da suspensão de atividades presenciais em escolas de todo o país, milhões de estudantes iniciaram uma rotina de estudos distante das salas de aula, em suas próprias casas. Neste período, o envolvimento dos pais e/ou responsáveis, essencial em qualquer tempo, tornou-se imprescindível para a evolução no aprendizado dos alunos, por isso a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, tem mantido uma série de estratégias para estimular essa participação e, como consequência, continuar garantindo a excelência e equidade que marcam o ensino em Atibaia.

Para mensurar o nível de adesão às atividades por parte dos alunos e respectivos familiares, a Secretaria de Educação elaborou o Monitoramento das Atividades Remotas, ferramenta viabilizada por meio da plataforma digital avaliarede.vozeducativa.com.br/atibaia e que é capaz de gerar gráficos e tabelas apontando quais os canais de acesso utilizados pelas unidades escolares (conforme orientação e formação da equipe técnica da Secretaria aos gestores).

A partir desse levantamento, a Secretaria de Educação tem controle dos canais de acesso aos conteúdos mais usuais, como Plataforma Ipads; site da Prefeitura da Estância de Atibaia; retirada de atividades impressas na própria escola; entrega das atividades impressas na residência do aluno; além de outras alternativas, como grupos no WhatsApp, canais no YouTube, etc.

Simultaneamente, para assegurar a efetividade no processo de aprendizagem que vem sendo realizado de forma não presencial, também foram implantados plantões de professores às terças, quartas e quintas-feiras, para elucidar quaisquer dúvidas e corrigir e revisar os conteúdos abordados – medidas que contribuem para o desenvolvimento das habilidades dos alunos.

Vale ressaltar que em suas formações junto a gestores e professores, a Secretaria de Educação de Atibaia também vem tendo contato com experiências sobre o envolvimento dos alunos e familiares na interação educacional. Por meio desse compartilhamento de vivências e do Monitoramento de Atividades Remotas, a Secretaria de Educação pôde verificar, por exemplo, que durante a primeira quinzena de julho, em média 95% dos alunos tiveram acesso às atividades remotas e à interação com os educadores para sanar dúvidas, de maneira ainda mais acentuada no Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) e Educação de Jovens e Adultos – EJA.

 

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


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