Atibaia News
Cotação
RSS

Cerca de 75% do setor de turismo é retomado em Atibaia

Publicado em 13/09/2020 Editoria: Turismo sem comentários Comente! Imprimir


Setor foi um dos mais atingidos pela pandemia e está sendo retomado de forma gradual e respeitando medidas de saúde

A Secretaria de Turismo de Atibaia estima que 75% do setor foi retomado na cidade, incluindo resorts, hotéis, pousadas, agências de receptivo, estabelecimentos gastronômicos e outras atividades turísticas, ainda que de forma gradual e sempre respeitando os protocolos sanitários devido à pandemia de Coronavírus, enquanto que os espaços púbicos permanecem fechados.

Entre as atividades que estão sendo retomadas estão o turismo de lazer dentro da rede hoteleira; a visitação ao Monumento Natural da Pedra Grande; a gastronomia com horário reduzido de funcionamento; a visitação às propriedades rurais; e a realização de eventos, mediante apresentação prévia de protocolos individuais.

Já a abertura de espaços públicos, como o Parque Edmundo Zanoni, está condicionada ao Plano São Paulo, que estipula a classificação dos municípios por cores. Atibaia faz parte da região administrativa de Campinas, que está na cor amarela. Para que os espaços públicos, incluindo os parques, sejam abertos, é necessário que a região mude para a cor verde e permaneça nela por no mínimo 14 dias.

Embora a retomada ainda seja tímida, com diversas medidas de restrições como capacidade e horários reduzidos e o distanciamento social obrigatório, a Secretaria de Turismo a considera positiva para o setor, que foi o primeiro a ser afetado pela pandemia de Covid-19, em decorrência da paralisação das viagens, dos deslocamentos, e principalmente dos eventos e congressos, que são responsáveis por aproximadamente 60% da ocupação hoteleira do município. Estima-se em aproximadamente 40% o número de postos de trabalhos fechados no setor do turismo em Atibaia, e um grande número de contratos de trabalho suspensos temporariamente (Medida Provisória 936/20 – Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda).

Para ajudar o setor a se recuperar, a Secretaria de Turismo mobilizou uma articulação junto à Associação Comercial, entidades de classe, como o Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), e o Conselho Municipal de Turismo (COMTUR); proporcionou lives com formadores de opinião do mercado turístico nacional e reuniões com empresários da rede hoteleira e da gastronomia em diversos bairros da cidade, colaborando na criação dos protocolos e facilitando a comunicação com o poder executivo.

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)


sem comentários

Deixe o seu comentário