Prefeitura intensifica fiscalização contra o Coronavírus em Atibaia

Publicado em 07/07/2020 Editoria: Saúde

Cidade adotou novas medidas, temporárias e emergenciais, após ser incluída na escala Vermelha do Plano São Paulo

O dia a dia em Atibaia ainda precisa ser vivenciado sob uma série de medidas de enfrentamento ao Coronavírus, que vêm sendo intensificadas pela Prefeitura mês a mês desde o início da pandemia, com o objetivo de evitar ao máximo a disseminação da Covid-19 no município. Nos últimos dias, o Governo do Estado de São Paulo enquadrou a região de Campinas, da qual Atibaia faz parte, na escala Vermelha do Plano São Paulo, que estabelece medidas mais rígidas contra a doença.

Com a mudança realizada pelo Estado, a Prefeitura da Estância de Atibaia estipulou novas medidas, temporárias e emergenciais, objetivando a prevenção da Covid-19 no município. Frente a esse cenário, a Prefeitura trabalha para garantir o cumprimento rigoroso das regras estabelecidas e apenas na segunda-feira (6) realizou diligências a 177 estabelecimentos, concentrando as ações na área central, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para orientações a instalações comerciais, industriais e prestadores de serviços sobre as novas regras.

Todos os dias, as equipes da fiscalização, realizada desde o dia 23 de março, visitam presencialmente os estabelecimentos, que chegam a receber os fiscais duas ou três vezes na semana. Além das visitas contínuas, para se ter uma ideia do volume das operações fiscalizadoras, entre os dias 29 de junho a 5 de julho, 50 estabelecimentos comerciais foram fiscalizados, atendendo demandas a partir de denúncias, reclamações e dúvidas encaminhadas pela população via Ouvidoria Municipal (11-9.5610.4538, com WhatsApp) e resolvidas pela equipe de fiscalização em cumprimento aos decretos municipais em vigor. Entre as demandas resolvidas, os principais assuntos denunciados foram não fornecimento de produtos para assepsia e uso de máscaras (44%) e aglomeração de pessoas (40%).

Para as ações de fiscalização, a Prefeitura conta com a força-tarefa Fiscalização – Covid-19, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e que envolve também a Ouvidoria Municipal, a Chefia de Gabinete, a Defesa Civil, as secretarias de Saúde (Divisão de Vigilância Sanitária), de Mobilidade Urbana, de Segurança Pública, de Esportes e Lazer, de Habitação, de Serviços, entre outras, e ainda conta com o apoio das polícias civil e militar.

Além da atuação incessante do Poder Público, também é imprescindível que a população mantenha as medidas preventivas amplamente divulgadas, adotadas com o objetivo de proteger a saúde de todos. Ajude a proteger quem você ama tomando os cuidados necessários para tornar a sua circulação, quando necessária, mais segura. E lembre-se sempre: “Sua Casa é a Sua Proteção”!

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)