Atibaia alcanša 90% da meta de cadastros no e-SUS

Publicado em 12/07/2020 Editoria: Sa˙de

Cadastramento pela própria população é permanente e pode ser feito pela internet no link

O cadastramento no e-SUS – plataforma informatizada do Sistema Único de Saúde (SUS) que concentra dados dos usuários – continua aberto à população, que pode realizar a sua inscrição individual a qualquer momento por meio do link. Já o cadastramento realizado pelas prefeituras em todo o país segue, após duas prorrogações de prazo, até 30 de agosto, conforme previsão do Ministério da Saúde. O Governo Federal estipulou a meta de 100 mil inscritos (número equivalente a 70% da população) para Atibaia, que já alcançou 90% dessa meta e trabalha para alcançar os 10% restantes.

A inscrição é essencial para o município, pois o Ministério da Saúde adotou a população cadastrada no sistema como critério para a distribuição de recursos à saúde das cidades brasileiras.

Dessa forma, a Secretaria de Saúde de Atibaia recomenda que mesmo os munícipes que não utilizam rotineiramente a unidade de saúde realizem o cadastro de todos os membros da família, já que as informações cadastrais viabilizarão o financiamento das políticas públicas de saúde na cidade.

Além de facilitar o acesso à população, o cadastro on-line evita o deslocamento de pessoas pelo município e também eventuais aglomerações nas unidades de saúde (onde o cadastro também pode ser realizado), contribuindo com as medidas de enfrentamento ao Coronavírus mantidas em Atibaia.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no momento do cadastro no e-SUS o munícipe deve se atentar a alguns itens, fundamentais para que a inscrição seja válida. É importante que o cidadão informe a unidade de saúde em que está referenciado e, para isso, basta identificar qual o posto de saúde existente no próprio bairro ou então na região mais próxima da residência. Além disso, durante o cadastramento o munícipe deve informar o seu número do Cartão SUS e também o seu CPF.

Em caso de dúvidas a população pode entrar em contato com a Secretaria de Saúde de Atibaia pelo e-mail saudeti@atibaia.sp.gov.br .

› FONTE: Atibaia News (portalatibaianews.com.br)