ANATEL VAI BLOQUEAR CELULARES PIRATAS EM SP E OUTROS ESTADOS NO DOMINGO

Publicado em 22/03/2019 Editoria: Tecnologia
imagem ilustrativa

imagem ilustrativa

Celulares falsificados em São Paulo e outros 14 estados serão bloqueados a partir do próximo domingo (24). A ação faz parte da etapa final do programa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contra aparelhos piratas, iniciado em 2018.

A Anatel bloqueou cerca de 51 mil celulares piratas no estado de São Paulo até fevereiro, mas não sabe dizer quantos serão bloqueados nesta próxima fase. A agência bloqueou 154 mil aparelhos irregulares em 2018.

Confira os estados onde os celulares piratas serão bloqueados:

Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pará, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo, Sergipe, Roraima.

 Os aparelhos piratas receberão a seguinte mensagem: “Operadora avisa: Pela Lei 9.472 este celular está irregular e não funcionará nas redes celulares em 75 dias”. Outras mensagens serão enviadas posteriormente, na véspera, 25 e 50 dias antes do bloqueio.

Quem pode ser notificado

Confira os celulares considerados irregulares:

Aqueles que não possuem o número IMEI, uma espécie de código de identificação do produto. Ele é registrado no banco de dados da GSMA, associação global de operadoras;

Aparelhos roubados (desde que tenha sido feito o boletim de ocorrência);

Aparelhos falsificados, que não passaram por testes necessários de segurança e funcionamento.

De acordo com a Anatel, os celulares sem certificação podem aquecer, dar choques elétricos, emitir radiação, explodir e até causar incêndios. Aparelhos comprados fora do Brasil vão continuar funcionando, desde que sejam certificados por organismos estrangeiros aceitos pela Anatel.

O que fazer se for notificado

A assessora técnica do Procon São Paulo Fátima Lemos, ouvida pela revista Veja, explica que o consumidor deve conferir a informação com a própria operadora caso receba a notificação da Anatel. “Principalmente quando possui a nota fiscal e sabe que a compra foi feita em um local com procedência”, diz ela.

Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/noticias/anatel-bloquear-celulares-piratas-sp/

Por Guilherme Caetano

› FONTE: Por Guilherme Caetano - Fonte: https://www.sunoresearch.com.br/noticias/anatel-bloquear-celulares-piratas-sp/