Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 08/11/2024 - 14h17

Garanta sua Viagem Sonora: Ingressos para o Espetáculo músico teatral PintaSom - Uma Viagem Sonora estão disponíveis

Espetáculo músico teatral voltado para crianças estimula a criatividade e visa o alcance do tema às pessoas com deficiências visuais e auditivas, terá sua estreia no Cine Itá, dia 10 de novembro.

Imagem: divulgação

O espetáculo PintaSom - Uma Viagem Sonora, tem estreia marcada para o dia 10 de novembro, este domingo, no Cine Itá Cultural, em Atibaia, com entrada gratuita.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News

O espetáculo foi criado pelas artistas e arte educadoras Giu Rocha e Roberta Forte, que atuam na cidade há sete anos e dedicam seu trabalho e pesquisa à primeira infância, proporcionando vivências artísticas cuidadosas, afetuosas e lúdica, trazendo a magia do faz de conta, do teatro e da música de forma integrada.

Ingressos para o espetáculo

Para aqueles que desejam assistir ao espetáculo músico teatral PintaSom – Uma Viagem Sonora, já podem se preparar para adquirir seus ingressos a partir do dia 9. Os interessados podem comparecer na bilheteria do Cine Itá Cultural, a partir deste sábado, véspera da estreia, das 10 às 19 horas. Para aqueles que não puderem adquirir no sábado, os ingressos também estarão disponíveis no dia da estreia do espetáculo, domingo (10).

Para isso, basta chega a partir das 10 horas da manhã para garantir o seu ingresso antecipadamente. Eles serão válidos até as 17 horas. Após este horário os lugares serão liberados.

Uma Viagem Sonora aprovado pela Lei Paulo Gustavo

Selecionado no edital do Projeto de Lei Paulo Gustavo, a peça PintaSom - Uma Viagem Sonora é um espetáculo músico teatral que busca trazer à tona a criatividade e reflexões da condição humana.

PintaSom - Uma Viagem Sonora leva o público adulto e infantil a acompanhar os passos da personagem, interpretada pela atriz Giu Rocha, por uma divertida viagem dentro de sua própria casa, em busca do som perdido. Essa busca é guiada por um ser musical mágico, interpretado por Roberta Forte, que a cada cômodo da casa se transforma em um personagem diferente: uma maestrina, uma cozinheira, um quadro e assim por diante.

Conforme descrito pelas autoras, "ele é um espetáculo musical infantil do Ateliê Cênico Musical, que conta, através de pílulas poéticas, a trajetória de uma personagem que sai em busca de um som perdido."

Todas as cenas são compostas com descrições poéticas-imagéticas, que estimulam a criatividade e visam o alcance do tema às pessoas com deficiências visuais. "Trata-se de uma narração que considera qualitativamente o imaginário e a poesia, para além da descrição de uma cena", descrevem as autoras.

O espetáculo conta também com intérpretes de libras, e cenas onde as próprias artistas utilizam elementos desta linguagem. E para completar essa imersão e integração, objetos cênicos luminescentes auxiliam na acessibilidade para pessoas surdas.

Sobre o espetáculo PintaSom - Uma Viagem Sonora

E se um dia acordássemos e tudo fosse novo? Diferente? Mais colorido?

Se nosso olhar "apontasse os assombros que crescem nos desvãos da brincadeira cotidiana"?

Se como arqueólogos desvendássemos em nossos sítios: seres, lugares, sons e acontecimentos?

"PintaSom – Uma Viagem Sonora" é um espetáculo musico-teatral infantil do Ateliê Cênico Musical, que conta, através de pílulas poéticas, a trajetória de uma personagem que sai em busca de um som perdido. A busca se dá dentro de sua própria casa - tão conhecida, tão sua - porém desta vez iluminada pela raridade de um novo dia, que com seu frescor, vai ressignificar estes espaços e transformar o seu trajeto cotidiano em uma divertida viagem.

Descobriremos, reconheceremos e criaremos sons. E o som perdido, qual será? Onde estará? Silêncio, "shiiii", a viagem vai começar, e vamos "lhes mostrar como são bonitos os sons que podemos escutar."

Sobre as proponentes

Roberta Forte – direção musical, atriz e musicista

Roberta é atriz, regente, compositora, preparadora vocal, diretora musical e sonoplasta. Transita musicalmente pelo teatro, dança e literatura, interagindo e por vezes integrando essas artes, vivenciando e desenvolvendo pesquisas. A maior parte de sua produção é dedicada ao público infantil, juvenil e à educação, por meio de projetos, composições, cursos, gravações e shows. É integrante da Orquestra do Corpo, fundada por Fernando Barba (Barbatuques) e atualmente regida por Stenio Mendes, e desenvolve uma pesquisa artística interdisciplinar voltada para a primeira infância com o projeto Ateliê Cênico Musical. Apresenta suas pesquisas em congressos artísticos e educacionais no Brasil e exterior, em sua maioria ligados ao tema Educação Musical, Cultura e Sociedade.

Giu Rocha Atriz e diretora artística

É atriz, cantora e atua profissionalmente há mais de 20 anos. É formada em educação infantil e graduada em teatro na PUC- SP no curso de Comunicação das Artes do Corpo com especialização em teatro. Cursou teatro no Centro de Pesquisa Teatral CPT do diretor Antunes Filho e no Senac técnico ator. Trabalhou com diversos grupos e diretores da cena teatral paulista como; Marco Antônio Brás, Pedro Granato, Beatriz Morelli, Francisco Medeiros, Ruy Filho, Paulo Celestino e José Rubens Siqueira. Desde de 2016 desenvolve uma pesquisa artística interdisciplinar voltada para a primeira infância com o projeto Ateliê Cênico Musical. A artista também mantém nas redes sociais o perfil "Beleza Antiquada", no qual cria pílulas poéticas originais calcadas em uma dramaturgia imagética e na experimentação sonora e da palavra. No ano de 2022 dirigiu o show de música instrumental "Ventana" que teve sua estreia na dobrada Cultural de Atibaia e participou do Bourbon Music Festival Paraty, no Rio de Janeiro.

Serviço

Espetáculo: PintaSom - Uma Viagem Sonora

Local: Cine Itá Cultural - R. Visconde do Rio Branco, 51 - Centro, Atibaia

Dia: 10 de novembro

Entrada: Gratuita

Horário: 17 horas

Duração: 60 minutos

Classificação: Livre - especialmente indicado para a primeira infância (3 a 7 anos)

 - Você pode garantir seu ingresso antecipadamente na bilheteria do Cine Itá Cultural a partir do dia 09 de novembro, sábado das 10 às 19hs. Ou no Domingo dia 10, a partir das 10hs da manhã. Os ingressos serão válidos até as 17hs, após este horário os lugares serão liberados.

Espetáculo - Ficha técnica/ equipe criativa (*):

·         Concepção - Ateliê Cênico Musical

·         Direção Musical, composições e arranjos - Roberta Forte

·         Direção Artística e dramaturgia - Giu Rocha

·         Produção Executiva- Germano Rocha

·         Assistente de produção- Acuca

·         Elenco: Giu Rocha e Roberta Forte

·         Interprete de Libras: Ana Silvia Paiva e Airam Cristine Borzani

·         Figurino – Ateliê da Cris

·         Cenografia -Cizi Cardoso

·         Maquiagem – Paola Melfi

·         Iluminação: Jeff Robert

·         Técnico de Som: Dani Jack

·         Cenotécnico: André Arruda

·         Stopmotion

·         Coordenação – Marcio Zago

·         Assistente - Theo

·         Com desenhos de Marcio Zago, Roberta Forte, Giu Rocha, Ravi Rocha Costa e Martín Rocha Costa

·         Assessoria em acessibilidade: Ana Silvia Paiva e Airam Cristine Borzani

·         Registro Audiovisual –Pablo Medina

·         Fotografia - Karina Iliescu

·         Design gráfico – Manuela Forte

·         Assessoria de Imprensa – CultMente

·         Orientação de pesquisa – Fabiana Monsalú

Apoios:

·         Quilombo Urbano Negra Visão, Centro Integrado de Educação Municipal CIEM II, Divino Limpeza, Atelier da Cris, Casa Giraldi, Agropecuária e PetShop Vavá,Tintas Saci

·         Agradecimento especial: Rafael Forte

·         Agradecimentos: UNIFFAT, Bill Saramilo, Daniel Abicair, Flávia Resende, Faber Fonseca, Mariana Farcet

(*) Realizado com recursos da Lei de Emergencial Cultural Paulo Gustavo. Lei Federal nº 195/2022 e suas alterações.

 

VOLTAR