NOTÍCIAS
Monet em 3D: primeira vez em Atibaia, programa educativo itinerante leva obras do artista às escolas públicas do município
Reproduções de pinturas do mestre do impressionismo em sua relação com a água acontecem do dia 6 ao dia 10
Tornar a arte acessível para crianças e jovens, esse é o principal objetivo do programa "Educativo Itinerante Monet", que já percorreu 8 estados e atendeu mais de 62 mil pessoas desde que começou a levar para escolas públicas uma experiência com óculos de realidade virtual que dá acesso às obras do mestre do impressionismo Claude Monet em sua relação com a água. O projeto oferece ainda atividades que podem ser replicadas por educadores e estudantes como extensão da vivência com o digital. Em Atibaia, a ação percorre 5 instituições e conta com o patrocínio da Atibaia Saneamento, operação do Grupo Iguá responsável pelo sistema de esgotamento sanitário local.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp
A curadoria do projeto proporciona aos estudantes uma viagem pelas cores, luz e mundo de Claude Monet. Sequências de animação digital em 2D e 3D dão movimento às obras-primas de um dos gênios da pintura. Os alunos vão contemplar os quadros por meio de um conteúdo 100% brasileiro e imersivo. A ação tem o apoio dos colaboradores da Atibaia Saneamento, que atuarão como voluntários auxiliando nas atividades.
“A Iguá valoriza iniciativas que promovem a educação por meio da arte e da cultura, desenvolvendo a consciência ambiental da nossa sociedade”, explica o diretor de Responsabilidade Social e Institucional da Iguá, João Roberto Rocha Moraes.
A elaboração das atividades teve como premissas a simplicidade, a interdisciplinaridade e a pluralidade sociocultural, alinhadas com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular, do Estatuto da Criança e do Adolescente e dos cinco Rs da Sustentabilidade e da Agenda 2030.
“As atividades foram estruturadas de forma a colocar professores e estudantes como protagonistas no processo de ensino e aprendizagem, oferecendo uma paleta de propostas práticas e ideias criativas, com possibilidades de desdobramento, inspiradas em quatro eixos curatoriais, que são água, luz, tempo e território”, explica o coordenador pedagógico do programa Paulo Crispim. Assim como acreditava Monet, os organizadores do projeto também acreditam que cultura e educação caminham juntas.
“Como operação do Grupo Iguá atuante na cidade, entendemos a importância que o saneamento básico tem para oferecer ao município muito mais que a prestação de serviços em coleta e tratamento de esgoto. Por isso compartilhamos do compromisso de gerar impacto social positivo por meio do incentivo à cultura e à educação, esse é o nosso papel”, comenta o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.
O programa é apresentado pelo Governo Federal - União e Reconstrução, por meio do Ministério da Cultura, através da Lei Rouanet e patrocinado pela Iguá Saneamento com produção da Projetos Lezulat. Em Atibaia, o projeto estará presente de 6 a 10 de maio, das 8h às 16h, nas escolas municipais dos bairros Jardim Imperial, Atibaia Jardim, Jardim Alvinópolis, Jardim Cerejeiras e na Zona Rural para crianças do Ensino Fundamental 1, de 6 a 10 anos.
Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação das companhias com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization): ISO 37001 e ISO 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados no seu negócio. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.