Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 17/07/2023 - 09h29

Atibaia marca presença em solenidade da Alesp que enaltece ideais constitucionalistas de 1932

Prefeito recebeu a Medalha da Constituição, condecoração instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo

O prefeito da Estância de Atibaia, Emil Ono, recebeu no domingo, dia 9 de julho, a Medalha da Constituição, condecoração instituída pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) em reconhecimento à atuação exemplar de indivíduos, tanto civis quanto militares, que mantêm vivos os ideais constitucionalistas de 1932, tais como a defesa do estado democrático de direito e o bem-estar da comunidade.

Durante a solenidade, realizada no Plenário Juscelino Kubitschek, na Alesp, o prefeito de Atibaia recebeu a condecoração das mãos do deputado Capitão Telhada (Rafael Henrique Cano Telhada, que ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco no ano de 2004 e, em 2022, foi eleito deputado estadual). A homenagem foi instituída por meio da Resolução nº 330/ 1962 da Alesp e, neste ano, foi concedida em comemoração ao 91º aniversário da Revolução Constitucionalista de 1932.

“É com grande honra que recebo a Medalha da Constituição concedida pela Alesp. Expresso minha gratidão ao deputado Capitão Telhada, à Alesp e a todos os presentes na cerimônia. Continuaremos dedicados ao trabalho de construir um futuro próspero para Atibaia”, afirmou o prefeito Emil Ono.

Vale lembrar que em Atibaia o aniversário de 91 anos da Revolução Constitucionalista de 1932 foi comemorado na manhã de sábado, dia 8 de julho, em solenidade realizada no mausoléu dos combatentes de Atibaia, no Cemitério São João Batista, no Centro.

Revolução Constitucionalista de 1932
Fato histórico, a Revolução Constitucionalista de 1932 ocorreu no Estado de São Paulo, com início em 9 de julho, e foi marcada pela resistência ao Governo Federal da época, de Getúlio Vargas. O movimento liderado por paulistas defendia uma nova Constituição para o país.

As tropas paulistas, em confronto com as forças militares de Vargas, acabaram derrotadas após 11 meses de conflito, mas o levante teve como consequência uma nova Constituição do Brasil, promulgada no ano de 1934.

 
VOLTAR