Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 13/06/2024 - 17h18

Moção de Pesar pelo falecimento do ex-prefeito Gilberto Sant' Anna é aprovada pela Câmara

Vereadora Ana Beathalter é a autora do documento

A Câmara aprovou, na sessão desta terça-feira (11 de junho), uma Moção de Pesar, de autoria da vereadora Ana Beathalter, pelo falecimento do ex-prefeito de Atibaia, Gilberto Sant'Anna, ocorrido no dia 10 de junho deste ano.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp

Gilberto Sant'Anna nasceu em São Paulo, capital, em 15 de abril de 1940, e chegou em Atibaia em 1946, cidade onde passou a maior parte de sua vida. Filho de Alfredo Sant'Anna e de Adelaide Sant'Anna, foi casado com Cleide Sant'Anna e, no segundo casamento, com Dilara Rubia Pereira.

Na década de 1960, Gilberto alimentava o sonho de estudar no exterior, mas o período não era propício: o Brasil entrava na ditadura militar, o que fez com ele deixasse essa ideia e permanecesse no país. Tornou-se advogado e atuou principalmente na área sindical trabalhista. Apesar dessa proximidade com a política, Gilberto nunca imaginou que seria prefeito um dia. Filiado, então, ao PMDB (hoje MDB), assumiu a Prefeitura entre os anos de 1983 e 1988, época marcada pelo processo de redemocratização do país. Já havia sido candidato a prefeito em 1978 e concorreria também em 1992.

"O governo de Gilberto Sant'Anna foi marcado pelas ações e políticas públicas voltadas à população em situação de vulnerabilidade social. Um exemplo disso foi a redução da taxa de mortalidade infantil em Atibaia, que era muito alta à época (segundo o próprio Gilberto, a taxa era comparada a cidades do sertão baiano, considerado uma das regiões mais pobres do país). A administração do ex-prefeito diminuiu em 30% a taxa, por meio de investimento em programas especiais de alimentação, assistência médica e saneamento básico. Para ele, esse foi um dos seus maiores legados como chefe do Executivo, uma 'obra humana'", apontou a vereadora.

Além de prefeito e advogado, Gilberto foi também professor, escritor e pesquisador da história de Atibaia. No último mês de maio havia lançado seu mais recente livro, "Atibaia - História, escritos e prosas (1580-2000)", resultado de 20 anos de pesquisas sobre o município.

"Gilberto Sant'Anna deixa um grande legado para a política e para toda a sociedade de Atibaia. Homem íntegro, viveu uma vida marcada pela dedicação, pelo trabalho e pela forma humanista de agir e ver o mundo. A todos os familiares e amigos, expresso minhas sinceras condolências", afirmou Ana Beathalter.

O ex-prefeito faleceu no dia 10 de junho de 2024, aos 84 anos, na casa de seus filhos, na capital paulista.

 
 
VOLTAR