Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 10/11/2023 - 08h25

Muro caído, falta de segurança e furtos. Cemitérios de Atibaia ainda aguardam melhorias

Prefeitura afirma que câmeras de segurança serão instaladas e reforma do muro do Cemitério São Sebastião aguarda licitação



No último dia 02 de novembro os cemitérios da cidade de Atibaia receberam um grande número de visitantes devido ao feriado de finados, mas antigos problemas chamaram a atenção dos munícipes.

No bairro Alvinópolis o Cemitério São Sebastião segue com parte de seu muro caída, desde o mês de janeiro deste ano. Em fevereiro, o Portal Atibaia News postou uma denúncia de um munícipe que mostrava ossadas expostas após parte do solo ceder com a queda do muro, após mais de 9 meses a situação não foi resolvida.

Já no mês de agosto o problema foi outro, a segurança. Mais de 200 túmulos foram assaltados, com peças de bronze sendo arrancadas da estrutura dos jazigos dos dois cemitérios mais antigos da cidade, o São Sebastião e o São João Batista, no centro do município.


Objeto furtado no Cemitério do Centro

Mesmo com a grande repercussão das notícias, até o feriado de Finados, nenhuma medida havia sido tomada para aumentar a segurança de ambos os cemitérios.

Prefeitura esclarece demora e afirma que melhorias serão realizadas em breve

A prefeitura de Atibaia através de sua assessoria de comunicação informou que a demora na reforma do muro do cemitério São Sebastião aconteceu por causa de um atraso na licitação que autoriza a obra.

“A licitação do cemitério foi aberta há meses, porém houve dificuldade para finalizar por diversos motivos, como apresentação de diversos recursos, falta de documentos das empresas, entre outros. A homologação será publicada neste sábado e na próxima semana será assinado o contrato para a execução mais rápida possível dos serviços”.

Sobre a segurança de ambos os cemitérios, a prefeitura esclareceu que em breve, câmeras de monitoramento serão instaladas para coibir novos assaltos.

“Estão sendo instaladas oito câmeras fixas em cada cemitério. Já foram instaladas a infraestrutura dessas câmeras e até janeiro elas estarão interligadas ao Centro de Operações e Inteligência (COI) da GCM. Além disso, haverá também uma câmera 360º no meio de cada cemitério, também ligada ao COI. Fora isso, no cemitério do Alvinópolis, toda madrugada tem ronda de viaturas para inibir qualquer ação indesejada”.

Por fim, com o crescimento exponencial da população do município, a prefeitura de Atibaia também informou que o número de jazigos foi ampliado no cemitério São Sebastião.

“Desde o período da pandemia, a Prefeitura ampliou a capacidade do cemitério do Alvinópolis, com túmulos verticais, em 640 jazigos e mais de 300 nichos no ossuário. Além da manutenção básica, que ocorre periodicamente em ambos os cemitérios”.

Todas as informações enviadas em nota oficial pela assessoria de comunicação da Prefeitura de Atibaia foram reproduzidas na íntegra nesta matéria.

VOLTAR