Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 01/11/2023 - 15h12

Atibaia representa o Brasil em Congresso Internacional sobre alfabetização digital

Evento realizado em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro recebeu representantes de 11 países da América Latina e do Caribe

A Rede Municipal de Ensino de Atibaia representou o Brasil no “V Congresso Escola Plus”, promovido pelo grupo VRIO, ao qual pertencem as operadoras de TV por assinatura Sky, Directv e DGO. O evento aconteceu em São Paulo nos dias 24 e 25 de outubro e reuniu representantes de 11 países da América Latina e do Caribe. A secretária de Educação de Atibaia, Eliane Doratiotto, participou do evento e falou do modelo aplicado no município.

O tema desta edição foi alfabetização digital. A comitiva da Rede Municipal de Atibaia apresentou sua experiência de sucesso no Programa Escola Plus, que oferece acesso gratuito aos mais de 400 canais disponíveis na TV Sky para as escolas municipais. O programa permite que os professores procurem conteúdos por faixa etária, temas e outros filtros disponíveis. Também é possível gravar a programação para exibir em horários alternativos aos alunos. Os estudantes têm acesso à filmes, documentários e diversos programas de conteúdo educativo.

Em Atibaia, o Escola Plus está disponível nas 26 unidades de Ensino Fundamental. “O Programa Escola Plus é uma valiosa parceria que a Prefeitura de Atibaia realizou com a Empresa Sky, expandindo o uso da tecnologia através da TV de maneira gratuita, oferecendo formação para os professores e suporte técnico. Utilizando uma programação educativa, amplia a interatividade das aulas, possibilitando uma integração com o conteúdo planejado”, destaca a secretária municipal de Educação, Eliane Doratiotto.

Congresso

Voltado para professores de escolas participantes do programa, autoridades ministeriais e comunidade educativa, o Congresso Escola Plus acontece a cada dois anos, desde 2015. Esta foi a primeira vez no Brasil. Segundo os organizadores, o objetivo é ser um espaço de formação, troca, debate, oficinas e construção colaborativa para integrar a educação aos produtos audiovisuais.

“É fundamental desenvolver habilidades digitais nos professores e abordar a integração tecnológica, permitindo que o sistema educacional incorpore novos recursos e/ou aproveite-os para orientar os alunos em seu uso crítico, acesso à informação e novas formas de aprender, incluindo competências digitais para a vida e para o trabalho”, afirma a nota emitida pelos organizadores.

 

VOLTAR