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POSTADO EM 04/08/2023 - 09h51

Pai de aluno reclama de Curso de Robótica do SESI Atibaia

Segundo munícipe curso teve carga horária menor do que a registrada no diploma (foto: Divulgação/Sistema FIEP)

Armando Teixeira Junior

O Portal Atibaia News recebeu através de seu “Espaço do Leitor” a reclamação de um munícipe que apontou divergências no registro da carga horária do Curso de Robótica e Programação realizado pela Estação SESI de Cultura de Atibaia.

O curso foi realizado no período de 18 a 25 de julho de 2023, e o leitor afirma que seu filho participou de 10 horas aula durante esse período.

No certificado emitido pelo SESI consta que o curso teve duração de 40 horas e foi realizado no período de 18 de julho a 03 de agosto.

O munícipe questionou tal diferença, uma vez que seu filho teve acesso a apenas 10 horas de aulas do curso, e não 40, como consta no diploma.

A reclamação foi encaminhada a Prefeitura de Atibaia e a unidade do SESI responsável pelo curso.

Prefeitura não é responsável pelo curso, SESI afirma que desenvolvimento positivo da sala permitiu um cronograma mais acelerado das aulas

A Prefeitura de Atibaia esclareceu que o curso é de responsabilidade exclusiva do SESI.

Por se tratar de uma iniciativa gratuita e que beneficia a população a Prefeitura de Atibaia colaborou apenas com a divulgação do curso.

Em nota, o SESI afirma que o curso seguiu todas as diretrizes estipuladas. Sobre a carga horária a nota esclarece que foram ministradas 10 horas de aulas presenciais e as demais seriam referentes a atividades realizadas pelos alunos em casa.

Ainda segundo o SESI a classe formada por 60 alunos de Atibaia mostrou uma rápida evolução o que permitiu ao professor responsável acelerar as aulas e adiantar o cronograma do curso.

Segue abaixo a nota na íntegra emitida pela Estação SESI de Cultura Atibaia.

“O Curso de Robótica e Programação é um programa educacional totalmente subsidiado pelo SESI-SP, sendo, em 2023, exclusivo para alunos de escolas públicas. A Estação SESI de Cultura Atibaia tem como um de seus parceiros para divulgação de suas atividades a Prefeitura Municipal de Atibaia, que apenas auxiliou na divulgação do curso no município. 

O curso intensivo de Robótica e Programação, realizado de 18 a 25 de julho, na Estação SESI de Cultura Atibaia, seguiu todas as diretrizes do SESI-SP, fazendo uso do material didático desenvolvido exclusivamente para tal. Durante este período as turmas realizaram 10 horas de atividades presenciais e as demais em casa, essas para serem apresentadas ao professor na aula seguinte, colocando em prática o que foi ensinado e fortalecendo a Cultura Maker em cada aluno e aluna. 

Por meio de atividades práticas e projetos, os alunos tiveram a oportunidade de aprender sobre programação, eletrônica, mecânica e resolução de problemas. Essas iniciativas têm como objetivo preparar os alunos para futuras carreiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEAM).

A Escola de Robótica SESI-SP tem como conteúdo programático os seguintes temas:Tratamento de dados/ Condutores Elétricos/Micro:Bit Musical/ Animações de Vulcões (LED)/ Segurança Noturna/ Introdução à Criptografia.

Os sessenta estudantes que realizaram o curso no período citado estavam acima das expectativas do professor, fazendo com que o mesmo aumentasse o ritmo das aulas, reduzindo a carga horária final, já que os alunos Atibaianos mostraram grande evolução e se saíram muito bem durante as atividades, além de grande interesse pelos assuntos trazidos em aula. 

Foram desenvolvidos com os estudantes pequenos projetos para aliar programação a experiências práticas. Todo desenvolvimento das aulas é atrelado ao nível da turma e ao conhecimento prévio no uso de tecnologias externas ao curso, como informática, microcomputadores e equipamentos eletrônicos. 

A partir de setembro, a Estação SESI de Cultura Atibaia abre novas turmas para a Escola de Robótica, reforçando o compromisso do SESI-SP ao acesso à educação, garantindo o desenvolvimento dos estudantes também das escolas públicas à essa área em potencial desenvolvimento em todo o mundo.

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