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POSTADO EM 21/08/2023 - 14h22

Profissionais da Secretaria de Educação recebem aperfeiçoamento para atender crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Atividade faz parte da implementação do Currículo da Educação Básica de Atibaia, Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem - Caminhos do Saber

Os profissionais do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE) e os professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE) receberam, na sexta-feira (11), aperfeiçoamento para intervenção no trabalho junto aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro aconteceu no auditório do Ciem I "Professora Elizete Rodrigues", no Jardim Terceiro Centenário.

A formação foi ministrada pela professora Cristiane Saragucci, especialista em neuropsicopedagogia, psicopedagogia clínica e institucional, e pós-graduanda em intervenção ABA (sigla em inglês para Análise Aplicada do comportamento) no autismo e deficiência intelectual. A capacitação faz parte da implementação do Currículo da Educação Básica de Atibaia, Formação em Rede: Comunidade de Aprendizagem - Caminhos do Saber.

Para Gleise Cristina Prudenciano, professora do AEE, “a formadora trouxe o tema inclusão de crianças com TEA, abordando suas características e exemplificando como refletem nos comportamentos diariamente, informações importantes para que os profissionais consigam visualizar na rotina escolar. Conforme a formadora trazia as dificuldades que essas crianças têm, ela foi ilustrando as possibilidades que temos para aproveitar o potencial delas, e finalizou com sugestões de atividades que podem ser utilizadas, inclusive junto a crianças sem TEA”, descreveu. “A formação foi muito proveitosa, pois me fez revisitar alguns conceitos e estratégias e reter informações”, ressaltou.

Entre os projetos de formação continuada no campo da Educação Inclusiva e Especial estão a formação dos professores do AEE e do CAADE como forma de oferecer subsídios necessários para que possam realizar formação direta aos profissionais das escolas, para a contínua construção da Educação Inclusiva; encontros mensais de formação aos profissionais do CAADE/AEE, com o intuito de promover reflexões sobre as práticas, traçar metas e reorientar os trabalhos, se necessário, além de incentivar o compartilhamento de experiências entre profissionais especializados do CAADE (professores especialistas diversos, fonoaudiólogos, psicólogos e gestores da Divisão); oferta de orientação às famílias; e ainda formação aos profissionais de apoio, por meio dos professores do AEE, referente às diversas dúvidas e necessidades com as quais lidam no dia a dia, no momento do trato e no acompanhamento aos alunos que requerem atenção específica.

 

 
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