NOTÍCIAS
Guitarrista de Atibaia se apresenta no Rock in Rio
Thiago Ticana retorna aos palcos após superar um grave acidente
Na sexta-feira, dia 13 de setembro, tem início a décima edição do Rock in Rio, um dos maiores festivais do país, que reúne artistas consagrados do cenário nacional e internacional, e a cidade de Atibaia será representada no evento pelo guitarrista Thiago Ticana, que irá se apresentar já no primeiro dia do evento.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
A oportunidade será marcante para o jovem músico de 34 anos, que em 2023 sofreu um grave acidente de carro, que causou uma lesão medular comprometendo os movimentos de suas pernas. A acessibilidade do palco a cadeira de rodas e toda a estrutura do evento, deixaram Thiago confortável para retornar as apresentações ao vivo justamente em um evento tão consagrado como o Rock in Rio.
Thiago Ticana é natural de Atibaia, e em mais de 10 anos de trajetória como músico profissional já dividiu o palco com grandes nomes como Seu Jorge, Mano Brown, Victor Xamã, Paulo Miklos(Titãs) e já tocou ao lado de bandas icônicas como Charlie Brown Jr, Planet Hemp, Infectious Grooves, Suicidal Tendencies e P.O.D.
O músico conversou brevemente com nossa equipe sobre a oportunidade de representar Atibaia e Região no Rock in Rio.
Atibaia News: Como surgiu o convite para participar do Rock n Rio?
Thiago Ticana: O convite veio do meu parceiro, que eu já acompanhava na estrada antes do acidente, o rapper Victor Xamã. Como o evento é bem estruturado e dá uma assistência para cadeirantes me deixou bem seguro para fazer esse primeiro show após o acidente.
Falando sobre o acidente... pode nos contar o que aconteceu?
Estava voltando da gravação de um clipe, e fui atingido por um carro em alta velocidade que fez o meu carro capotar.
O acidente me fez ter uma lesão medular que hoje me faz depender de cadeira de rodas e me deixou impossibilitado de trabalhar, o primeiro show que vou fazer depois do acidente vai ser justamente esse do Rock in Rio.
Nesse período dependi de ajuda através de uma “vakinha”, que ainda está ativa e tem me ajudado nas despesas de tratamento e sobrevivência.
Como a música te ajuda no processo de reabilitação?
Música sempre foi minha vida, mas acredito que até para quem nunca tocou a música pode ser uma ótima terapia, graças a Deus minha lesão não afetou os meus braços, com isso pude retomar os estudos e a prática de guitarra.
Mas com certeza recomendo o aprendizado de algum instrumento para esse processo, só tem a agregar.
Falando um pouco sobre sua carreira. Você já gravou e dividiu o palco com grandes nomes. Cite três parcerias que foram marcantes em sua trajetória.
Tive a oportunidade de trabalhar com diversos Ídolos, mas eu destaco: Racionais, Seu Jorge e Mike Muir
Como foi gravar com o Racionais? Como é tocar guitarra em músicas de rap?
Bom tive a oportunidade de gravar alguns sons do Racionais (Que ainda não foram lançados) foi uma experiência única, de muito aprendizado, para mim eles são os maiores da história do Rap.
Hoje eu me considero um guitarrista de rap, a guitarra no rap está em ascensão no cenário musical, me identifico desde muito cedo com o Rap e migrar para esse gênero foi uma decisão muito assertiva para minha carreira.
O público brasileiro sabe apreciar um bom guitarrista? Existe reconhecimento ou ainda pode melhorar?
Olha, acredito que ainda dá para ter mais reconhecimento, como artista mesmo, não deixar o músico somente como um "sideman”, mas valorizá-lo como artista, além da banda ou artista que ele acompanha.
Acompanhe Thiago Ticana no Instagram: @thiagoticana