NOTÍCIAS
FMX Internacional: Javier Villegas consegue a melhor nota do classificatório
O bicampeão foi o destaque deste sábado, em Atibaia. A final neste domingo terá transmissão ao vivo no Esporte Espetacular
O chileno Javier Villegas conseguiu a maior nota no treino classificatório do FMX Internacional, torneio de motocross estilo livre que está sendo disputado na cidade de Atibaia–SP. Na manhã deste sábado, o bicampeão da disputa confirmou seu favoritismo ao totalizar 82,25 na sua segunda das duas voltas oficiais na arena montada no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp
A segunda colocação na manhã ficou com o norte-americano Colby Mathew Gort, com 81,75 (2ª volta), enquanto o terceiro lugar foi do brasileiro de Coxim (MS) de Nicolas Ferreira, com 79,75, soma obtida também na segunda apresentação.
Neste domingo, a fase final terá duas etapas. A primeira será na pista completa, ficando a segunda, chamada de Best Trick, exclusivamente nas rampas infláveis, as BAGs. A pontuação na fase final será a somatória da pontuação adquirida na primeira etapa (a melhor das duas voltas) com a maior pontuação das duas voltas do Best Trick. A grande final começa às 9h, com transmissão ao vivo no programa Esporte Espetacular, da Rede Globo.
O sábado ensolarado e de temperatura baixa garantiu o cenário perfeito para o classificatório do FMX Internacional. Os pilotos, após um rápido aquecimento, iniciaram suas baterias para a definição da ordem de largada para o domingo. A qualidade das manobras foi a marca da sessão que levantou o público presente nas arquibancadas da arena do Centro de Convenções.
E Javier mostrou, mais uma vez, porque é uma das feras da modalidade e porque tem dois títulos na principal competição do gênero feita no país. Com experiência e muita técnica, garantiu a melhor nota e chega como grande favorito ao título neste domingo. Mesmo caindo no aquecimento e quebrando o guidão de sua moto, ele conseguiu se recuperar.
"Está doendo um pouco, mas não será problema para final. Como tive de trocar a moto da queda, não conseguiu acertar as manobras como queria na primeira volta. Por isso, a segunda teve de ser feita com muita cabeça para conseguir um bom resultado. Agora é pensar em amanhã e tentar fazer o melhor na busca pelo título", destacou o chileno.
O sul-mato-grossense Nicolas ressaltou o bom e diz estar pronto para buscar o lugar mais alto do pódio. "Foi um dia bastante satisfatório. Consegui encaixar bem a volta na pista, que está bem técnica. Na final, vamos para cima, já que as notas foram bem parecidas neste sábado. O importante é estar bem e poder disputar o lugar mais alto do pódio", afirmou.
O Motocross Estilo Livre exige bastante técnica e criatividade dos pilotos. Na pista, eles devem criar uma rotina de manobras desafiadoras, levando em conta a execução, grau de dificuldade (dificuldade e desafio da manobra) e energia (forma, fluidez e impressão geral) extensão dos movimentos e como eles serão distribuídos ao longo dos obstáculos. O desempenho é avaliado por três juízes.
O FMX Internacional 2024 tem organização e realização da IAPOIO e Esporte Multiplataforma, com patrocínio de Monster, Kia e 9F.com. O apoio especial é da Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio das Secretarias de Turismo e de Esporte e Lazer.
Resultados do Classificatório
1. Javier Villegas (CHI), 82,25 (2ª volta)
2. Colby Mathew Gort (EUA), 81,75 (2ª volta)
3. Nicolas Ferreira (Coxim–MS), 79,75 (2ª volta)
4. Johan Nungaray Rivera (México), 70,75 (1ª volta)
5. Pedro Nougalli (Ribeirão Preto–SP), 60,75 (2ª volta)
6. Gilmar Flores "Joaninha" (Sinop–MT), 51,25 (2ª volta)
7. Jonilson Lima "Kiko" (Boa Vista–RO), 40,75 (1ª volta)
8. Esteban Acevedo Sanchez (Colômbia), 0,0