Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 10/08/2023 - 08h48

Bragança Paulista é a 4ª cidade brasileira com maior Índice de Desenvolvimento Sustentável

Atibaia está em 62º e é considerada de médio nível de desenvolvimento sustentável.

Os bragantinos vivem em uma das melhores cidades do país de acordo com o IDSC – BR (Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades – Brasil). Bragança Paulista está na 4ª posição do indicador, entre 5.570 municípios. A nota 63,09 a coloca como sendo de alto nível.

O IDSC – BR traz a evolução das cidades brasileiras em direção à Agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas) e permite uma visão geral e integrada dos municípios em cada um dos ODS.

Bragança Paulista ficou atrás apenas de São Caetano do Sul (63,42 pontos), Jumirim (63,16) e São Bento do Sapucaí (63,12). A melhor colocada do Circuito das Águas e Região Bragantina, após Bragança Paulista, é Pedreira, em 7º no ranking nacional. Itatiba aparece na 50ª posição com 59,89 pontos, o que é considerado de médio nível de desenvolvimento. Atibaia está em 62º, com 59,64 pontos e Extrema está na 90ª posição no ranking, com 59,10, ambas consideradas também de médio nível de desenvolvimento sustentável.

“Essa colocação mostra o compromisso de nossa Administração com o desenvolvimento sustentável de Bragança Paulista, unindo a prosperidade econômica, o desenvolvimento social e a proteção ambiental. Continuamos o trabalho para proporcionar cada vez mais qualidade de vida a todos os bragantinos”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré.

O QUE É O ÍNDICE

É uma ferramenta que visa estimular o cumprimento da Agenda 2030 e uma oportunidade para as cidades se integrarem à mais avançada agenda global de desenvolvimento sustentável. Graças ao Índice o Brasil é o único país do mundo a acompanhar os desafios e avanços de todas as cidades na Agenda 2030.

As cidades estão classificadas pela pontuação geral, que mede o progresso total para o cumprimento de todos os 17 ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A pontuação varia de zero a 100, sendo que 100 é o limite máximo e indica um desempenho ótimo no cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Bragança Paulista vem apresentando evolução em praticamente todos os ODS, aumentando a nota de cada um deles ou mantendo a mesma nota de 2022.

Os ODS são: Erradicação da Pobreza; Fome Zero e Agricultura Sustentável; Saúde e Bem-Estar; Educação de Qualidade; Igualdade de Gênero; Água Potável e Saneamento; Energia Acessível e Limpa; Trabalho Decente e Crescimento Econômico; Indústria, Inovação e Infraestrutura; Redução da Desigualdades; Cidades e Comunidades Sustentáveis; Consumo e Produção Responsáveis; Ação Contra a Mudança Global do Clima; Vida na Água; Vida Terrestre; Paz, Justiça e Instituições Eficazes, e Parcerias e Meios de Implementação.

O IDSC – BR é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis no âmbito do Programa Cidades Sustentáveis (PCS), em parceria do Sustainable Development Solutions Network (SDSN), apoio do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap) e financiamento do Projeto CITinova.

VOLTAR