Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 21/10/2023 - 12h00

Em nota oficial, SAAE informa que água de Atibaia não está contaminada

Após reportagem do G1 que encontrou tipos diferentes de agrotóxicos na água do município, SAAE afirma que não há contaminação (Foto: Marcel Scinocca/g1)

O portal de notícias G1 publicou, no último dia 16 de outubro, reportagem que apontava uma lista de municípios onde 27 tipos diferentes de agrotóxicos forma encontrados na água distribuída a população. Dois municípios da região estão na lista, Atibaia e Bragança Paulista.

Segundo a notícia, as informações são resultado de um cruzamento de dados realizado pela Repórter Brasil a partir de informações do Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (Sisagua), do Ministério da Saúde, com testes feitos em 2022.
Ainda segundo a reportagem, o Ministério da Saúde afirma que, ao encontrar valores acima do padrão ou até mesmo a presença constante das substâncias na água de algum sistema ou solução alternativa de abastecimento, sugere-se às vigilâncias locais e estaduais que sejam tomadas medidas com vistas à prevenção de risco à saúde.

Diante das informações o Portal Atibaia News, através da Secretaria de Comunicações da Prefeitura, consultou a SAAE, responsável pelo fornecimento de água no município, para saber se a água que chega até as casas dos munícipes está contaminada e oferece riscos a saúde da população.

SAAE afirma que água não está contaminada

Em nota oficial, o SAAE Atibaia informou que segue todas as normas da legislação brasileira para verificação do controle de qualidade da água distribuída no município.

A nota não refuta a afirmação da reportagem do G1 sobre a presença de 27 tipos de agrotóxicos encontrados em amostras da água de Atibaia, mas aponta que as normas e padrões da pesquisa da reportagem são diferentes.

Por fim o SAAE garante que a água não pode ser considerada “contaminada” e não está imprópria.

Segue abaixo a nota oficial do SAAE na íntegra:

“Tendo em vista a ampla divulgação da pesquisa sobre a qualidade da água em várias cidades da região, a Prefeitura de Atibaia, por meio da SAAE, informa que:
- A água distribuída pela SAAE no município de Atibaia segue todas as normas aceitas pelas legislação brasileira;
- O estudo tomou como base normas e padrões diferentes daqueles que as empresas de saneamento do Brasil devem seguir;
- A água de Atibaia não está imprópria e/ou contaminada;
- A SAAE trabalha com um rigoroso processo de tratamento de água e monitora as substâncias conforme a PORTARIA GM/MS N° 888 de 4 de Maio de 2021. Os resultados desse monitoramento sempre atenderam aos limites estabelecidos nessa portaria e essas informações são enviadas à Secretaria Municipal de Saúde, através do programa SISAGUA;
- A SAAE garante a qualidade da água potável de Atibaia e não há nenhum problema de contaminação.
A Prefeitura de Atibaia reforça que a SAAE vem trabalhando para, cada vez mais, modernizar suas estações de tratamento água e esgoto e todo esse trabalho é rigorosamente acompanhado pelo Poder Executivo, que se preocupa com a qualidade do serviço ofertado.”

*Com informações do G1. Confira matéria em: https://g1.globo.com/mg/sul-de-minas/noticia/2023/10/16/lista-de-cidades-onde-27-agrotoxicos-foram-detectados-na-agua-tem-oito-cidades-do-sul-de-minas.ghtml

 

VOLTAR