NOTÍCIAS
Em quatro dias, um lobo-guará e uma jaguatirica morreram devido atropelamentos
Os animais chegaram ao Cras da Mata Ciliar, porém, não resistiram aos ferimentos
O lobo-guará é uma das espécies mais ameaçadas do Brasil, isso, se já não for a principal delas. Eles continuam sendo vítimas de muitos atropelamentos nas estradas e, somado a isso, infectados por doenças que se proliferam assustadoramente em seu habitat como a sarna e a cinomose.
Este é o sétimo lobo-guará que chega ao Cras da Associação Mata Ciliar somente neste ano. Trata-se de uma fêmea adulta atropelada em uma estrada em Mococa, neste sábado (9), que não conseguia ficar de pé quando foi resgatada. Nossa equipe deslocou-se para buscar o animal em São João da Boa Vista e o trouxe até Jundiaí, onde foram realizados exames que identificaram uma grave lesão na coluna. Devido ao seu crítico quadro de saúde, infelizmente, precisou ser eutanasiado pois apresentava um prognóstico muito desfavorável mesmo após uma tentativa de cirurgia. Apesar de tudo, parabenizamos o cidadão Marcos Rota que socorreu prontamente o animal e ao Dr. Plínio que realizou o primeiro atendimento.
Enquanto a implantação de estradas avança por todos os lados, falta o mínimo de políticas públicas voltadas a proteção da fauna nas estradas pelo estado de São Paulo. Cabe a cada cidadão exigir de seus representantes políticos que lutem por essa causa que tem levado muitos animais silvestres à rota da extinção.
JAGUATIRICA
A negligência com as questões ambientais em estradas e rodovias brasileiras fez outra vítima. Na última quarta-feira (6), uma jaguatirica macho chegou ao Cras da Mata Ciliar com uma situação crítica de saúde, após ter sido atropelado na Via Clito Batista, no bairro Silvânia, no município de Matão-SP.
O animal não apresentava fraturas, porém, havia uma lesão grave cerebral, com hemorragia. Ele não resistiu ao ferimento e, infelizmente, veio à óbito.
Para além da responsabilidade dos motoristas de ficarem atentos ao passarem por zonas rurais e áreas de mata, a construção de corredores ecológicos é mais que necessária para proteger estes animais que estão perdendo seus habitats devido nossas ações e perdendo suas vidas às custas de uma irresponsabilidade.