Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 19/10/2023 - 15h31

Equipe do De Olho nos Rios promove palestra de educação ambiental para escola municipal de Bragança Paulista, que relatava aparições de saguis dentro da instituição

"A fauna silvestre é obrigada a adentrar as cidades para conseguir formas de sobreviver. "

O choque entre meio ambiente e meio urbano cresce a cada dia, apresentando realidades preocupantes para toda a biodiversidade. A fauna silvestre é obrigada a adentrar as cidades para conseguir formas de sobreviver. Dessa forma, a educação ambiental se torna uma poderosa ferramenta para a proteção das espécies, como proporcionado pelo Projeto De Olho nos Rios, em palestra para alunos da Escola Municipal Augusto Vasconcellos de Bragança Paulista.

“A supervisora da escola entrou em contato com o Centro de Educação Ambiental, por conta da preocupação em relação aos saguis, que estavam muito presentes e próximos das pessoas. Então, durante um primeiro momento, fizemos a observação para identificar os possíveis motivos que estava causando essa aproximação, principalmente em relação a alimentação, orientando alunos e funcionários. Posteriormente, entramos em contato com a Mata Ciliar, por meio do Projeto De Olho nos Rios, para reforçar a educação ambiental na escola”, comenta Carolina Marques Suppioni Bertelli Ferreira, educadora responsável pelo Centro de Educação Ambiental ‘Sala Verde Pindorama’.

“No começo, estávamos muito preocupados com a situação, pois não sabíamos ao certo o que fazer e como proceder. Por isso, buscamos orientações com a equipe de formação do Centro e, assim, foi feito esse contato com a Mata Ciliar, para explicar às crianças o caminho correto a se seguir. É extremamente importante nós termos essas informações, para compreender as situações, tranquilizando a todos e tomando as atitudes certas, com segurança para nós e para os animais”, pontua Milene de Sousa Assis Coelho, diretora da escola.

O Projeto De Olho nos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras que visa a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre.

O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.

VOLTAR