NOTÍCIAS
Tamanduá-mirim atropelado passa por cirurgia na Mata Ciliar
Vítima das rodovias brasileiras, este tamanduá-mirim luta por uma segunda chance de vida. O animal chegou ao Cras da Mata Ciliar na última semana, entregue pelo Centro de Controle de Zoonoses de Espírito Santo do Pinhal, após ser encontrado debilitado em uma rodovia.
A equipe da Mata Ciliar realizou os primeiros atendimentos, sendo constatado fraturas nas pernas e, posteriormente, com apoio do @prof.andersoncoutinho e do @paulogabrielgonzalez, foi feito um procedimento cirúrgico para a correção dessas lesões.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp
“Na avaliação clínica foi possível constatar que havia fraturas em ambas as pernas, sendo confirmado na radiografia uma fratura de tíbia em ambas. Então, nossos primeiros passos foram imobilizar a fratura dos membros e iniciar um procedimento com medicação para estabilizar sua saúde, para que pudesse passar por um procedimento cirúrgico. E apesar do seu estado, ele se mostrou bem responsivo”, conta Julia Caraça Augusto, médica veterinária da Mata Ciliar.
A cirurgia, realizada pelo médico veterinário cirurgião Anderson Coutinho da Silva, foi para colocar um pino intramedular na tíbia e uma placa com parafusos, passando pela reconstrução da fíbula com pino intramedular, em ambas as pernas. Enquanto o médico veterinário anestesista, Paulo Gabriel Gonzales, junto com seu estagiário Guilherme, fizeram um grande procedimento de anestesia, de pouco risco para o animal.
“Assim como todos os animais silvestres, temos muita dificuldade por conta da falta de estudos e pesquisas em relação aos parâmetros e quais variáveis que precisamos nos atentar para realizar a anestesia. No caso do tamanduá-mirim, a grande dificuldade é o manejo das vias aéreas, é desafiadora, mas nosso paciente foi bem tranquilo, o mantivemos na máscara e não tivemos problemas com os parâmetros de pressão e frequência. Foi um sucesso, ocorrendo tudo bem nessas duas horas de cirurgia”, ressalta Gonzales.
Agora, nossa equipe irá se dedicar aos cuidados intensivos para que o animal se alimente corretamente e a cicatrização se desenvolva sem problemas, com o uso de medicações e troca de curativos diariamente.
MATA CILIAR
A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.
Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.