NOTÍCIAS
Vazamento de estação de tratamento do SAAE causa morte de peixes no bairro do Caetetuba
SAAE afirma que situação já está normalizada após repercussão de vídeo com a denúncia viralizar nas redes sociais
Na última quarta-feira, dia 20 de dezembro, um vídeo postado nas redes sociais viralizou trazendo a denúncia de que um suposto vazamento em uma estação do SAAE no bairro do Caetetuba em Atibaia causou a morte de diversos peixes em trecho fluvial.
O criador de conteúdo, que possui uma página em que divulga vídeos sobre pesca, mostrava o trecho de um rio com diversos peixes mortos. No vídeo é possível ver a estação de tratamento do SAAE, com uma mangueira seguindo até a margem do rio, e um cano pelo qual um vazamento de esgoto teria contaminado o trecho e causado a morte dos peixes.
O vídeo viralizou e alcançou um número surpreendente de visualizações e compartilhamentos.
O Portal Atibaia News também recebeu uma série de mensagens e comentários através de seu “Espaço do Leitor, a maioria pedindo ao SAAE maiores esclarecimentos sobre o caso.
Vazamento aconteceu, mas situação já foi sanada
Em nota o SAAE admitiu que houve um problema de vazamento de esgoto, mas que equipes fizeram os reparos necessários assim que a situação foi identificada.
Segue na íntegra a nota do SAAE.
“A Saae Atibaia esclarece que a Atibaia Saneamento, parceira-público-privada responsável pelo serviço de esgoto, identificou, por volta das 23h do dia 18/12, um vazamento em terreno próprio no bairro Caetetuba. Imediatamente, a empresa deu início aos procedimentos previstos para esse tipo de situação, comunicando o ocorrido para os órgãos de fiscalização e controle (Cetesb que tomará as providências cabíveis) e o reparo da rede de recalque de esgoto foi concluído no dia 19/12, por volta das 23h, quando todos os serviços foram restabelecidos.”
Vídeo original foi deletado e substituído
Durante a realização desta matéria o vídeo com a denúncia original foi deletado das redes sociais do criador de conteúdo que fez a postagem.
Um novo vídeo foi postado no mesmo perfil, desta vez agradecendo ao SAAE pela solução do problema, e afirmando que a possível causa do vazamento foi uma peça que quebrou no sistema interno da estação de tratamento.