NOTÍCIAS
Ana Beathalter pede esclarecimentos da Prefeitura quanto à realização de exames de ultrassom na Santa Casa de Atibaia
Apuração de irregularidades supostamente ocorridas na Guarda Civil Municipal também é cobrada pela vereadora
Na sessão desta semana (5 de dezembro), a vereadora Ana Beathalter apresentou um requerimento no qual solicita ao Poder Executivo informações sobre exames de ultrassom oferecidos na Santa Casa de Atibaia.
"Nas redes sociais, um usuário da rede pública de Saúde escreveu que a Santa Casa não realiza exame de ultrassom aos finais de semana. Esta informação é verdadeira? Se sim, qual a justificativa, tendo em vista que é um hospital de urgência e emergência? De acordo com o relato, o Raio-X estava quebrado na UPA, motivo pelo qual o paciente teria sido encaminhado à Santa Casa. A informação de que o aparelho está ou esteve quebrado procede? Se sim, houve conserto ou substituição? O que o setor de Saúde de Atibaia tem feito ou pretende fazer para evitar falha tão grave?", indagou. "É inadmissível que máquinas para exames básicos e essenciais da área médica não funcionem em nossos equipamentos de Saúde, deixando a população sem o atendimento necessário", continuou.
Guarda Civil Municipal
Beathalter também questionou a Prefeitura sobre a apuração administrativa de denúncia do Ministério Público referente a um suposto caso de corrupção na Guarda Civil Municipal de Atibaia. Em junho de 2022, o MP de São Paulo ingressou com Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa na Guarda Municipal de Atibaia. Segundo o documento, os fatos estavam sendo praticados pelo próprio Comando: "o prefeito determinou apuração interna dos fatos? Se sim, quais providências foram tomadas? Se não, por favor apresentar motivação, com argumentos. Além disso, a promotora Regina Barbara de Camargo Murad promoveu diligência na Base da Guarda Civil Municipal de Atibaia, quando teria confirmado uma série de irregularidades. Qual o posicionamento e a resposta da Administração para cada uma das irregularidades apontadas? Houve processo administrativo (sindicância e disciplinar) contra algum servidor público da Guarda Civil Municipal?"
Fundeb
Por fim, a vereadora requisitou que sejam informados os gastos e valores arrecadados em novembro deste ano pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). "Houve investimento com o que foi arrecadado? Se sim, por favor informar onde foi aplicado e os valores, com as justificativas. Também peço que sejam anexados os contratos firmados com empresas prestadoras de serviço, além da cópia das notas fiscais e demais documentos comprobatórios dos gastos/investimentos", concluiu.