Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 27/03/2024 - 17h47

Atibaia cria atendimento especializado para pacientes com dengue

Centro de Atendimento de Dengue (CAD) vai funcionar 24 horas por dia na UPA Cerejeiras

Após decretar situação de emergência em saúde pública diante do crescimento no número de casos de dengue, a Prefeitura de Atibaia coloca em funcionamento a partir desta quarta-feira, 27 de março, o Centro de Atendimento de Dengue (CAD), com atendimento 24 horas por dia nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na Rua Iracema, nº 113, Jardim Cerejeiras. Essa é uma das ações previstas no decreto para a contenção da doença na cidade.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp

Objetivo

O objetivo do espaço é garantir um local com atendimento ágil para as pessoas com suspeita da doença e também para aquelas com diagnóstico confirmado, fazendo com que o tratamento seja feito logo no início dos sintomas, atuando, assim, para reduzir as possibilidades de complicações. A dengue pode levar o paciente a óbito, e a demora no início do tratamento contribui para a progressão da doença a um estágio mais grave.

O prefeito de Atibaia, Emil Ono, ressalta que a prioridade é salvar vidas. “Sabemos que todo o país enfrenta uma onda dessa doença e determinei à minha equipe que atue para garantir que a população de Atibaia tenha acesso rápido e especializado”, disse o prefeito.

A secretária de Saúde de Atibaia, Grazielle Bertolini, informa que as unidades de Saúde da cidade também estão preparadas para receber os pacientes. “Quem estiver com sintomas de dengue também pode procurar a unidade de saúde mais próxima da residência em seu horário de funcionamento normal, porém na UPA há um fluxo específico para a dengue e profissionais de saúde exclusivos para tratar da doença”, enfatizou.

Elimine os criadouros

A melhor forma de se prevenir contra as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é a eliminação dos criadouros do mosquito, ou seja, locais com água acumulada que possibilitam a sua reprodução, como garrafas, pratinhos dos vasos de plantas, pneus, lixeiras destampadas, vasilhas usadas para colocar água para animais, piscinas e calhas sujas, entre outros.

Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser registradas na Ouvidoria da Saúde: (11) 4414-3344 (WhatsApp).

Sintomas

Procure atendimento se estiver com os seguintes sintomas: febre alta; dor de cabeça; dores no corpo e nas articulações; além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Em caso de piora no quadro, o paciente deve voltar ao médico. Além disso, é importante aumentar a hidratação e evitar medicamentos como Aspirina, AAS e Ibuprofeno.

VOLTAR