NOTÍCIAS
Dia D da conscientização sobre HIV e Sífilis acontece neste sábado (30) em Atibaia
Prefeitura de Atibaia fará testes rápidos, distribuição de preservativos e lubrificantes e orientações sobre o uso de PEP e PREP; ação faz parte da campanha “Fique Sabendo”
Foto: divulgação
Neste sábado (30), a Praça Aprígio de Toledo (Mercado Municipal) terá, das 8h às 12h, profissionais da saúde prontos para realizarem testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST's) e orientar a população sobre a importância do uso de preservativos, a maneira correta de tomar as medicações para evitar a infeção pelo vírus do HIV (PEP e PREP) e também sobre sexo seguro.
Testes rápido
Prontos em 30 minutos, os testes rápidos detectam a presença de Sífilis e HIV, que são infecções sexualmente transmissíveis e também podem ser transmitidas da mãe para o bebê durante a gestação, no caso do HIV também pela amamentação. Ao realizar os testes, as infecções podem ser detectadas e tratadas em seu estágio inicial, evitando complicações. A indicação é de que ao menos uma vez por ano os exames sejam feitos.
PEP e PRE
As medicações PEP e PREP fazem parte da prevenção combinada do vírus HIV, sendo a PEP emergencial (pós-exposição) e a PrEP para a pré-exposição. No evento, os profissionais de saúde vão explicar sobre seu uso, como retirar os medicamentos gratuitamente pelo SUS e sua importância.
Objetivo
Com a campanha deste ano, que vai até 31 de dezembro, a Secretaria de Saúde pretende superar os 800 testes feitos no ano passado no mesmo período. Além do dia D, durante todo o mês os testes estarão disponíveis nos postos de saúde do município e em outras ações extramuros.
Importância
Em 2023, segundo a UNAIDS (braço da Organização das Nações Unidas voltado para o cuidado com o HIV), mais de 120 mil pessoas foram infectadas com o vírus HIV na América Latina. No mundo, as novas infecções somam 1,3 milhões de novos infectados. Mas, com o avanço das tecnologias no campo da medicina, atualmente 93% das pessoas que trataram seu quadro viral suprimiram o vírus, tem uma melhor qualidade de vida e não transmitem a infecção por via sexual.