Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 27/05/2024 - 13h41

Equipe de voluntários do HUSF intensifica o auxílio a desabrigados no Rio Grande do Sul

Com o retorno das chuvas profissionais de saúde de Bragança Paulista seguem atendendo pacientes e vitimas das enchentes no sul do país

Durante o último fim de semana, os voluntários da Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus intensificaram suas ações no Rio Grande do Sul, prestando assistência às vítimas das enchentes que têm assolado a região. As fortes chuvas e a elevação do nível dos rios têm causado inundações severas, deixando muitas pessoas desabrigadas e em condições precárias.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp

No domingo, as chuvas continuaram intensas, acompanhadas de raios, impossibilitando o uso de barcos para missões de resgate. A equipe de nossa Associação, portanto, focou suas atividades em um abrigo de quatro andares, que atualmente acolhe 50 pacientes com diversas necessidades. O Centro de Tratamento e Emergência (CETE) foi um outro local onde os voluntários se desdobraram para contribuir de forma assistencial.

Na última sexta-feira, o foco principal foi a Ilha da Pintada, integrante do Parque Estadual Delta do Jacuí, uma das áreas mais afetadas pelas inundações. Devido às condições climáticas adversas, a equipe priorizou deslocamentos por terra, levando vacinas e profilaxia para leptospirose, antitetânica, Influenza e antirrábica aos moradores ilhados.

Durante a viagem, a equipe parou no município de Eldorado do Sul-RS, onde encontraram várias casas inundadas e realizaram atendimentos emergenciais, o que atrasou a chegada na Ilha da Pintada. Chegando ao território insular, a equipe, acompanhada do secretário-adjunto de Transparência e Controladoria, Artur Alfaro, e da enfermeira Grazi, da Secretaria de Saúde, trabalhou intensamente até serem obrigados a retornar devido ao aumento do nível das águas.

Parte da equipe voltou de barco, enquanto outras colaboradoras utilizaram jetskis, aproveitando para deixar mantimentos nas ilhas. Os bombeiros também prestaram apoio, resgatando a equipe através de uma escola (que foi severamente alagada). A volta foi dificultada pela chuva, que começou novamente durante o retorno.

Apesar dos desafios, os esforços dos voluntários foram fundamentais para oferecer alívio imediato e esperança às comunidades afetadas. A Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na Providência de Deus continua comprometida em ajudar aqueles que mais precisam durante esta crise. Nesta segunda-feira (27), está prevista uma missão por terra junto à Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o atendimento dos moradores em suas respectivas casas.

VOLTAR