NOTÍCIAS
Idoso de 92 anos de idade espera por cirurgia em Atibaia há mais de 1 ano
Munícipe reclama da demora no atendimento para operação de catarata
Na cidade de Atibaia, um idoso de 92 anos aguarda desde julho de 2022 por uma cirurgia de catarata, após ser atendido no sistema público de saúde.
A reclamação da demora foi enviada ao Portal Atibaia News, pelo filho do idoso, através do “Espaço do Leitor”.
“Meu pai tem 92 anos, ao passar no oftalmo em (Julho de 2022) nos foi avisado que estava com catarata e havia necessidade de cirurgia urgente.
Em consulta com Dr. Márcio do Posto Flamenguinho (UBS), em agosto do ano passado, juntando carta de urgência do oftalmologista, foi encaminhado para avaliação e provável cirurgia.
Em Abril deste ano, foi feito exame no posto do Centro, quando além da catarata foi identificado mais um problema em um dos olhos. Desde então estamos aguardando. Já estive no Posto Central por 2 vezes reclamando da demora e nos informam que ele está na fila.
Gostaria de salientar que um idoso de 92 anos que não enxerga direito pode cair, e como sabemos pode ser fatal. Minha mãe de 88 anos faleceu após fraturar a bacia após uma queda.
Observação Em 03/08/2023 fez um ano que estamos aguardando.”
Diante das reclamações e da demora no atendimento, foi encaminhada a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Atibaia questionamentos sobre o andamento do caso.
Responsabilidade é do Estado e não do Município
Segundo resposta encaminhada pela Prefeitura de Atibaia, as cirurgias de catarata são realizadas pelo AME e são de responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo.
A nota ainda informou que a solicitação do paciente ainda será analisada por mais um médico antes da eventual marcação de uma cirurgia.
O idoso de 92 anos, precisa, portanto, seguir aguardando e não existe previsão de data para a operação de catarata.
Seguem abaixo as informações da Prefeitura de Atibaia na íntegra.
“A Prefeitura de Atibaia esclarece que as cirurgias oftalmológicas são realizadas apenas pelo Ambulatório Médico de Especialidade (AME), que é de responsabilidade do Governo do Estado de SP.
Quando um paciente é encaminhado com o diagnóstico de catarata pelo médico da Rede Municipal de Saúde, ele precisa ser avaliado pelo profissional do AME também, para que o processo cirúrgico tenha seguimento.
No caso do paciente em questão, a consulta dele com o profissional do AME está agendada para o final de agosto e a Policlínica, equipamento da Secretaria de Saúde de Atibaia, entrará em contato para a retirada do encaminhamento.”