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Julio Cuba faz questionamentos a respeito das marcações de consultas nas unidades de saúde do município
Vereador também perguntou quais as diferenças da Cozinha Comunitária em relação ao antigo Restaurante Popular de Atibaia
O vereador Julio Cuba apresentou na sessão desta terça-feira, realizada em 19 de setembro, um requerimento em que solicita ao Poder Executivo informações a respeito das marcações de consultas nas unidades de saúde (USF e UBS) do município.
No documento, ele pergunta como é feito atualmente o procedimento para marcar consulta com um médico nas unidades de saúde (USF e UBS) do município; se existe dia certo e horário específico para marcar; se é por meio de senha; quantas senhas são liberadas e quantos conseguem marcar; dentre outros questionamentos.
"Gostaria de saber também se um munícipe não consegue marcar no dia em questão, quando ele deve retornar para tentar marcar? A unidade de saúde entra em contato? E, nos casos de ausências ou desmarcações, é feito algum encaixe?", indagou. No documento, ele ainda pede para informar qual o prazo de marcação de consulta com médico clínico geral e de especialidades, contados a partir da data em que o paciente solicita; bem como a relação das unidades de saúde (USF e UBS) com endereço, telefone e horário de atendimento, incluindo as farmácias existentes.
"Considerando que o tema da Saúde é uma das principais bandeiras deste vereador, não medindo esforços para levar mais dignidade no atendimento dos munícipes, requeiro as informações tendo em vista a importância de orientar e dar visibilidade a esses esclarecimentos para a população", destacou Julio.
Cozinha Comunitária
Em outro requerimento, o vereador pergunta quais as diferenças da Cozinha Comunitária em relação ao antigo Restaurante Popular de Atibaia. "O Restaurante Popular de Atibaia fornecia uma média de 21 mil unidades/mês, enquanto a Cozinha Popular irá fornecer um pouco mais de 4 mil unidades/mês, conforme anunciado pela Prefeitura. Gostaria de saber os motivos para esse retrocesso", questionou.
Ele explica também que o Restaurante Popular tinha como objetivo oferecer refeições saudáveis e a preços acessíveis aos trabalhadores urbanos e à população em situação de vulnerabilidade social. "Porém, conforme anunciado pela Prefeitura, apenas famílias cadastradas no Programa Bolsa Família residentes no entorno do bairro e outras pessoas em condições de maior fragilidade econômica poderão se beneficiar deste serviço público. Por que houve essa restrição no atendimento?", indagou o vereador.
Novo Portal de Notícias da Prefeitura
Por fim, Julio Cuba pede informações sobre o novo Portal de Notícias da Prefeitura de Atibaia, tais como: qual a empresa contratada para fazer a programação e a gestão do novo Portal, o número do processo licitatório, o valor da contratação e qual a Secretaria e Departamento responsáveis pela implantação e contratação.
"Quando o novo portal irá disponibilizar o recurso de busca de notícias por digitação de palavra-chave, uma vez que o serviço não está funcionando? E qual a Secretaria e Departamento ficarão responsáveis pela alimentação do calendário de eventos, sendo que o mesmo está disponível, mas desatualizado", atentou o vereador.