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POSTADO HÁ 4 DIAS

Munícipe reclama de erro de diagnóstico e de falta de leito para idosa com problemas renais na Santa Casa de Atibaia

Direção da Santa Casa informa que não houve erro na conduta de médico que prestou atendimento a idosa de 74 anos

Uma munícipe enviou reclamação ao Portal Atibaia News após não concordar com o tratamento que sua avó, uma idosa de 74 anos, teve durante atendimento na Santa Casa de Atibaia.

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Com problemas renais e saúde frágil, a idosa não teve acesso a um leito durante o tratamento prescrito pelo médico de plantão. Diante da necessidade de hemodiálise, a Santa Casa também teria recusado oferecer o tratamento a paciente.

A situação só foi contornada quando a idosa recebeu atendimento de uma outra profissional, que sugeriu um tratamento diferente para o caso.

A descrição detalhada da neta foi enviada pela munícipe ao “Espaço do Leitor” do Portal Atibaia News.

"Preciso de uma ajuda, minha avó foi internada ontem na Santa Casa de Atibaia por médico que disse que ela estava com uma pneumonia muito forte e precisava entrar com antibióticos o quanto antes (sem nos falar qual era o nome do medicamento).

Fizemos a ficha de internação e as enfermeiras nos informaram que não tinha leito e que ela iria passar a noite em uma poltrona sentada!

Conversamos e falamos que ela não podia ficar muito tempo sentada, pois ela é paciente crônica renal e retém muito liquido também no pulmão, a enfermeira me informou que infelizmente não podia fazer nada e que ela ia sim ficar a noite toda sentada, (mesmo eu exigindo um leito). Falamos também que ela é paciente de hemodiálise e a mesma me informou que não tem o que fazer, que a hemodiálise que tem na Santa Casa é dos pacientes de UTI que já estão usando.

Ligamos para polícia onde foram até o local tentar nos ajudar, e o que informaram para eles foi que o doutor que atendeu a minha avó é médico novo e não sabia muito o que estava falando, agora pela manhã pegamos o plantão de uma outra doutora, que por sinal é uma super médica. Ela nos informou que o quadro da minha vó não é tão grave e que talvez podemos tratar em casa, caso contrário uma ambulância irá busca-la todos os dias e levar para fazer hemodiálise em Campo Limpo.

A questão é: Até quando vamos viver nisso? Até quando vamos ver pessoas morrerem por negligência da Santa Casa? Até quando vamos esperar por médicos bons, sendo que os médicos novos estão pouco se lixando para os pacientes que estão dentro do hospital? Muito fácil né, receita uma dipirona e manda para casa. Uma idosa de 74 anos, passando a noite em uma poltrona sentada, toda inchada e sem um leito para pelo menos descansar e desinchar as pernas. Indignada"

Direção da Santa Casa diz que não houve erro médico

A direção da Santa Casa de Atibaia enviou ao Portal Atibaia News uma nota oficial sobre o caso, em que afirma que não houve negligência ou imperícia no caso, e que o médico que prestou o primeiro atendimento a idosa, apesar de ser menos experiente, não errou, apenas teve uma opinião médica diferente.

Segue abaixo a nota oficial na íntegra:

Entendemos a motivação da reclamante e frente ao exposto temos a dizer o seguinte: A santa Casa de Atibaia é hospital secundário destinado ao atendimento às urgências e emergências de modo que não contempla em seu escopo serviço de hemodiálise, exceto para pacientes em urgência dialítica e internados em Unidade de terapia intensiva, não sendo o caso da paciente em questão no momento. Ademais, em relação à discordância diagnóstica entre o primeiro e a segunda médica, temos por respaldo ético que a avaliação medica é de responsabilidade individual de cada profissional tendo como diretriz mecanismos de análise técnica e de sua consciência, por isso, a possibilidade de discordância em suas respectivas análises frente a um mesmo paciente, o que torna a medicina individual. Os médicos de maior experiência um dia principiaram suas atividades e não por tempo, mas por dedicação tornaram-se melhores ou piores profissionais. O fato é que analisando o atendimento prestado pelo médico menos experiente no caso em questão não se nota erro ou conduta que desqualifique a prática por negligência ou imperícia. Reconhecemos a situação de superlotação da santa Casa de Atibaia e empenhamos esforços contínuos para propiciar um atendimento de qualidade ao munícipe de Atibaia e conformidade com os princípios e diretrizes do SUS.

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