NOTÍCIAS
Profissionais da Saúde de Atibaia anunciam greve por Piso Salarial
Paralização de técnicos e auxiliares de enfermagem está marcada para dia 17, Prefeitura afirma que cumpriu todas as determinações do acordo com a categoria
Armando Teixeira Junior
Os técnicos e auxiliares de enfermagem de Atibaia decidiram em assembleia parar os trabalhos a partir da próxima terça-feira, dia 17 de outubro.
O Portal Atibaia News recebeu através de uma denúncia anônima a informação de que a opção pela greve aconteceu mediante ao não cumprimento de acordo realizado entre a Prefeitura de Atibaia e os profissionais da saúde do município referente ao pagamento de pisos salariais nas categorias de técnicos e auxiliares de enfermagem.
A paralisação pode afetar diretamente os serviços prestados a população pela Santa Casa e pela UPA do Jd. Cerejeiras.
“Foi decidido em assembleia que os técnicos e auxiliares de enfermagem da Santa Casa e UPA entrarão em greve no próximo dia 17, em virtude de acordo não cumprido pela prefeitura, referente ao pagamento do piso nacional da enfermagem.
"A Santa Casa fez um acordo coletivo com SinSaude para pagamento do piso salarial dos técnico de enfermagem na integralidade, e não vêm cumprindo com acordo. Estamos com greve agendada dia 17/10 as 6:00 da manhã.” Disse a fonte consultada pelo Portal Atibaia News e que pediu para não ser identificada na matéria.
Prefeitura de Atibaia informa que cumpriu todos os acordos firmados com a categoria
Consultada pela nossa reportagem, a Prefeitura de Atibaia se mostrou surpresa com a decisão dos profissionais de saúde, afirmou que está respeitando o acordo firmado com os profissionais e disse estar aberta ao diálogo com as lideranças da classe.
Abaixo a nota oficial sobre o assunto emitida pela Prefeitura de Atibaia através de sua Assessoria de Comunicação.
“A Prefeitura de Atibaia informa que recebeu com surpresa a notificação do Sindicato da Saúde de Campinas e Região (Sinsaude) sobre possível greve dos técnicos de enfermagem da Santa Casa e da UPA de Atibaia. O documento declara que a greve se dá por não cumprimento da transferência do piso de enfermagem. A Prefeitura de Atibaia esclarece que a Secretaria de Saúde realizou a transferência do novo piso salarial aos profissionais da enfermagem destes serviços na data de 27 de setembro de 2023, cumprindo rigorosamente os critérios orientados e estabelecidos pelo Ministério da Saúde, por meio da Portaria nº 1135/2023, e pela decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que determina o pagamento proporcional a carga horário de trabalho do trabalhador.
Portanto, a Secretaria de Saúde declara total disponibilidade ao dialógo junto ao movimento de representação dos trabalhadores e reafirma a defesa intransigente dos direitos dos trabalhadores de enfermagem, reconhecendo o importante trabalho prestado pelos profissionais de saúde. A Prefeitura de Atibaia entende que o piso da enfermagem é algo novo para todo o Brasil e que eventuais ajustes devem ser realizados na preservação da determinação legal. Estão sendo tomadas todas as medidas para equacionar as situações pontuais de correção e organização para garantir o direito de todos os trabalhadores e, assim, não prejudicar o atendimento à população.”
A Secretaria de Saúde e a Prefeitura não informaram no entanto se haverá, em caso de greve, alguma alteração nos horários de atendimento da Santa Casa e da UPA.