Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 27/07/2023 - 16h09

Risco de infarto aumenta 30% durante o inverno

A baixa nas temperaturas exige atenção com as doenças cardiovasculares (Foto: divulgação/Cardiodf)

Com a chegada do inverno no Brasil, foram registradas grandes baixas nas temperaturas em diversas áreas do país, fato que cria um alerta geral relacionado à saúde da população, principalmente para o risco de doenças cardiovasculares que tendem a aumentar em 30%, segundo dados do Instituto Nacional de Cardiologia (INC).

“Em uma tentativa de manter o equilíbrio,o organismo promove a contração dos vasos sanguíneo,a ampliação da pressão e a consequente elevação da temperatura corporal,” explica o Dr.Marcelo Munhoz de Morais (CRM 81120), médico Cardiologista do Sabin Atibaia. Esse fenômeno é conhecido como vasoconstrição e pode favorecer o surgimento de dores no peito, infarto e, nos piores casos, morte súbita.

Doenças cardiovasculares podem acometer qualquer pessoa, porém há uma série de fatores que facilitam sua ocorrência em um organismo. Os elementos como obesidade, tabagismo, estresse e sedentarismo ignorados por longos anos, se apresentarão de forma alarmante na idade elevada.

“No inverno, muitas pessoas deixam de realizar exercícios físicos por conta das baixas temperaturas e optam pelo consumo de alimentos com maior teor calórico, justamente pela sensação de bem-estar e elevação da temperatura corporal que eles promovem,” destaca o medico. Essa pausa nos hábitos que levam a uma mais vida saudável, somada ao fenômeno da vasoconstrição, pode ser extremamente prejudicial para a saúde.

Assim, o Sabin Atibaia reforça que, com a chegada do inverno,a atenção e o cuidado devem ser reforçados, afinal comportamentos positivos como consultar um Cardiologista, seguir uma rotina de exercícios com ajuda de um profissionale manter uma dieta balanceada podem ser cruciais para manter a saúde do coração.

Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.

Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.

VOLTAR