NOTÍCIAS
POSTADO EM 09/08/2024 - 14h14
Vigilância Sanitária de Atibaia alerta para novos golpes do falso fiscal
Órgão enfatiza que não entra em contato para agendar inspeções e orienta comerciantes a desconfiarem de solicitações para acessar links ou digitar códigos
A Prefeitura de Atibaia alerta sobre novos golpes aplicados por falsos fiscais sanitários no município. Em razão das denúncias recebidas na Vigilância Sanitária (VISA), a Secretaria de Saúde comunica que não entra em contato para agendar inspeções e orienta comerciantes a desconfiarem de solicitações para acessar links ou digitar códigos.
Golpe pelo WhatsApp
Nas denúncias recebidas pela Visa, os comerciantes relatam que os golpistas entram em contato por ligação telefônica ou via WhatsApp e, identificando-se como fiscal sanitário municipal, comunicam a necessidade de agendar uma inspeção. O falso fiscal então envia um link malicioso para marcar a suposta vistoria, solicitando que o comerciante acesse-o e digite o código recebido no seu celular. Com isso, a vítima tem a linha clonada.
Procedimentos de fiscalização
Segundo os relatos, os golpistas chegam a enviar cobranças indevidas, ameaçando interditar o estabelecimento se suas demandas não forem atendidas. A Vigilância Sanitária enfatiza que as ações dos fiscais da Prefeitura são pautadas exclusivamente por critérios técnicos e visam a prevenção e segurança da saúde da população.
O órgão informa que não entra em contato para agendamento prévio de inspeções e as vistorias agendadas só ocorrem quando solicitadas pela própria empresa. A Visa também ressalta que nas ações de fiscalização de estabelecimentos, os fiscais municipais sempre estão devidamente uniformizados e identificados por crachás, além de utilizar veículos oficiais da Prefeitura, também identificados.
Canais de atendimento da Visa
Para sanar dúvidas sobre alguma ação da Vigilância Sanitária, o contribuinte pode entrar em contato pelos telefones (11) 4412-0671, 4411-2656 e 4412-7865, ou ainda pelo e-mail: visa@atibaia.sp.gov.br . Se receber qualquer ameaça ou cobrança indevida, é recomendável também procurar as autoridades policiais.