NOTÍCIAS
Anuário Brasileiro de Segurança Pública aponta Atibaia como a nona cidade mais segura de SP
Bragança Paulista é a décima
O estudo considera cidades com mais de 100 mil habitantes na categoria Mortes Violentas Intencionais.
Em 2022, Atibaia foi considerada a nona cidade mais segura do estado de São Paulo. A informação é do 17º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que avalia estatísticas criminais do Brasil.
O estudo, realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, leva em conta as cidades com mais de 100 mil habitantes.
De acordo com o anuário, Atibaia registrou 5,7 mortes violentas para cada 100 mil habitantes, em 2022, enquanto Bragança Paulista atingiu uma taxa de 6,2.
Salto, a primeira do ranking paulista, tem uma taxa de 3,1 a cada 100 mil habitantes. A cidade mais segura do Brasil é Jaraguá do Sul, em Santa Catarina, com uma taxa de 2,2 a cada 100 mil habitantes.
Importante ressaltar que a classificação de Atibaia e Bragança Paulista como cidades seguras é relativa, levando em consideração apenas o índice de mortes violentas intencionais. Outros tipos de crimes e indicadores de segurança podem não ter sido considerados nessa análise.
Como foi feito o Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil©?
O Anuário 2023 Cidades Mais Seguras do Brasil© é um indicador que avalia as cidades brasileiras em seu nível de óbitos violentos a cada 100 mil habitantes.
O indicador leva em conta dados mais recentes do Painel de Monitoramento de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA), do Ministério da Saúde. É realizando o agrupamento de mortes violentas por cidade com base na classificação estatística de mortalidade CID-10, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os dados populacionais são baseados no Censo 2022 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.