Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO HÁ 18 HORAS

Preparação para a temporada de incêndios florestais já começou: saiba como ajudar

No ano passado, doações feitas pela sociedade civil garantiram aos brigadistas acesso à alimentação e água, além de manutenções urgentes em veículos

Brigada Florestal Itapetinga em operação de combate a incêndio em Atibaia (Foto: Karina Iliescu)

Embora ainda falte pouco mais de um mês para o início da estiagem, os esforços para enfrentar os incêndios florestais já começaram. Nos meses de abril e maio, as ações de prevenção e preparação são intensificadas.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News 

Esse é o momento em que os órgãos públicos e as brigadas florestais realizam reuniões interinstitucionais para atuação conjunta, intensificam  as ações de prevenção, aquisição dos itens necessários, realização de manutenções em equipamentos e veículos, participação em treinamentos, revisão de planos preventivos e de contingência e início das campanhas de conscientização.

Trabalho contínuo durante o ano todo

Reunião de preparação para a estiagem da Brigada Florestal Itapetinga (Foto: SIMBiOSE)

A Brigada Florestal Itapetinga da SIMBiOSE segue o planejamento da Operação São Paulo Sem Fogo, que chama de "fase amarela" o período de abril a maio. Cada fase possui prioridades, conforme tabela abaixo:

 

Fase

Foco

Verde (janeiro a março)

Planejamento e início das medidas de prevenção e preparação

Amarela (abril e maio)

Intensificação das ações de prevenção e preparação, além do início de campanhas de conscientização

Vermelha (junho a outubro)

Foco nas ações de resposta e combate a incêndios florestais e reforço de campanhas preventivas

Verde (novembro e dezembro)

Avaliação da temporada de incêndios e início dos preparativos para o ano seguinte

 

Enfrentar incêndios florestais vai além do combate às chamas

Só em 2024, quase 300 horas foram empenhadas pela Brigada Florestal Itapetinga somente em ações de combate a cerca de 70 incêndios florestais nos municípios de Atibaia e Bom Jesus dos Perdões. Entre o final de agosto e início de outubro, os brigadistas enfrentaram o período mais difícil do ano, com altas temperaturas e incêndios por todos os lados.

Para ter condições de focar no combate às chamas durante a estiagem, diversos outros trabalhos precisam ser realizados no ano inteiro, como articulações com órgãos municipais e estaduais para atuação conjunta, treinamentos, revisão de área de atuação, mapeamento de áreas de maior risco de incêndio, análise de dados dos anos anteriores, educação ambiental, entre outras.

No ano passado, além do trabalho técnico para apoiar a atuação operacional, as doações recebidas foram fundamentais para garantir que o trabalho acontecesse. Foi graças às contribuições da sociedade civil que não faltou água e alimentos para os combatentes nas semanas mais críticas da estiagem.

Além disso, foram recebidas doações de alguns tipos de equipamentos de proteção individual (EPIs), e outros foram adquiridos graças às doações em dinheiro, garantindo a segurança dos brigadistas. A realização de manutenções nos dois veículos da Brigada Florestal Itapetinga também dependeu de doações feitas pela população. 

"Em setembro do ano passado, nossos dois veículos quebraram. Ficamos dependendo dos carros particulares dos brigadistas, que já são voluntários. Se não fossem as doações que recebemos, a brigada não teria como operar", conta Daniela Fujiwara, Diretora Vice-Presidente da SIMBiOSE.

Veículo sendo guinchado durante operação em Bom Jesus dos Perdões (Foto: SIMBiOSE)

Como você pode ajudar a Brigada Florestal Itapetinga

Pessoas físicas e jurídicas podem fortalecer o trabalho da Brigada Florestal Itapetinga SIMBiOSE por meio de contribuições mensais feitas pela campanha no Catarse ou pontuais por Pix (chave CNPJ: 07.291.769/0001-55).

Os recursos recebidos por meio de doações são destinados a despesas básicas da organização e também a segurança e o bem-estar dos nossos brigadistas. A prestação de contas das doações recebidas no ano passado pode ser consultada na página de transparência da SIMBiOSE.

Caso tenha interesse em contribuir com trabalho voluntário, envie um e-mail para voluntariado@simbiose.org.br.

Acompanhe o site e as redes sociais da SIMBiOSE para conferir materiais e conteúdos educativos voltados à conscientização sobre o uso responsável do fogo.

Sobre a SIMBiOSE

A Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), sem fins lucrativos, fundamentada na conservação ambiental, cultura e cidadania e que acredita na transformação da consciência coletiva para defender o meio ambiente, os recursos naturais e a biodiversidade. Foi fundada em 2005, pelas mãos de jovens atibaienses engajados na preservação e conservação da Serra do Itapetinga, uma "jóia ecológica" do Sudeste brasileiro e onde se situa o afloramento rochoso da Pedra Grande. A SIMBiOSE sempre acreditou que sua atuação deveria ir além da montanha, conectando-a não só ecologicamente mas também social, cultural e financeiramente com o resto do território. Em suas duas décadas de atuação, expandiu sua área de atuação direta, atualmente de 33 mil hectares, e uma área de atuação indireta, com 233 mil hectares, na Área de Proteção Ambiental (APA) Sistema Cantareira. Para cumprir com as finalidades de seu Estatuto Social e suas metas de gestão estabelecidas bianualmente, a SIMBiOSE atua nas seguintes frentes: Gestão de áreas protegidas, Educação ambiental, Manejo Integrado do Fogo (MIF), Soluções Baseadas na Natureza (SbN) e Governança participativa.

VOLTAR