Olá, seja bem-vindo a Portal Atibaia News
POSTADO EM 20/06/2024 - 08h54

SAP, Prefeitura e Judiciário reinauguram Central de Penas e Medidas Alternativas em Atibaia

Unidade de Atendimento de Reintegração Social, em funcionamento no município desde 2010, passa por reinauguração nesta quinta-feira

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por meio da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC), reinaugura, na próxima quinta-feira (20), a Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Atibaia em parceria com a Prefeitura Municipal e o Poder Judiciário.

✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News no WhatsApp

A iniciativa é fruto de uma parceria da SAP com a Prefeitura Municipal e o Poder Judiciário e marca uma nova fase para a unidade, que funciona na cidade desde 2010 e continuará a operacionalizar o Programa de Alternativas Penais.

O evento de inauguração acontecerá na própria Unidade de Atendimento de Reintegração Social, situada na Rua Zeferino Alves do Amaral, número 78, no Centro da cidade.

Programa de reintegração

Desde sua criação em 1997, o Programa de Alternativas Penais já cadastrou mais de 244 mil pessoas condenadas por delitos de baixo potencial ofensivo à prestação de serviços à comunidade. Esse programa permite que os apenados realizem atividades de interesse geral em instituições públicas ou organizações da sociedade civil, considerando suas profissões e habilidades.

Além de proporcionar uma forma de penalidade mais humanizada, o programa contribui para a redução do isolamento social e familiar dos apenados. Com uma taxa de reincidência de apenas 3,3%, o programa apresenta um custo médio por apenado de R$ 34,50, significativamente menor do que o custo do encarceramento tradicional, que é estimado em R$ 2.061,89 por mês.

A eficácia do programa é garantida por parcerias com municípios, órgãos públicos e instituições que disponibilizam vagas para a prestação de serviços. Isso assegura que os apenados cumpram suas penas de forma digna e integrada à sociedade.

Com 96 CPMAs em funcionamento no estado, a reinauguração da unidade de Atibaia reforça o compromisso do estado de São Paulo com a reintegração social e a redução da reincidência criminal, promovendo ações que garantem direitos e oportunidades de trabalho, além de enfrentar o preconceito pós-cárcere.

Serviço:

Reinauguração da Central de Penas e Medidas Alternativas (CPMA) de Atibaia.

Dia 20 de junho de 2024, quinta-feira, às 10h00.

O evento solene será na Unidade de Atendimento de Reintegração Social, situada no endereço Rua Zeferino Alves do Amaral, 78, Centro, Atibaia/SP.

Equipe de Comunicação/CRSC

VOLTAR